No passado Domingo, dia 28 de junho, decorreu a bênção e lançamento da pedra angular, habitualmente designada primeira pedra, da futura Igreja de Nossa Senhora da Rosa, na Paróquia de Charneca de Caparica.
A cerimónia decorreu depois da Eucaristia, com a bênção da pedra e a assinatura da ata solene de registo do momento, proferida em latim, português e inglês.
A pedra foi colocada no ângulo nordeste da Igreja, como é tradicional, depois de D. José Ornelas, a Presidente de Câmara Municipal de Almada Inês de Medeiros, o Presidente da Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda Pedro Matias, o Pároco, Padre Francisco Mendes, e um representante dos Conselhos Paroquiais terem cimentado o lugar onde veio a ficar assente.
- Bênção e colocação da pedra angular
Dentro da pedra, foi inserida uma cópia da ata, juntamente com uma moeda do presente ano, um fragmento da primeira Igreja de Nossa Senhora da Rosa da Caparica, a construção mais antiga da Charneca de Caparica e hoje quase sem vestígios, e ainda uma cruz de madeira dos pinheiros da terra.
Na Eucaristia a que presidiu, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, referiu-se ao projeto como a construção de uma Casa que tem de ser símbolo de vida e de acolhimento, sinal de presença e serviço, apoiada em Cristo, Pedra Angular.
A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, manifestou a sua satisfação por este projeto ser também impulsionado, e com uma dimensão social evidente e central, sentida por todos os que aqui vivem e trabalham, de apoio às famílias com crianças.
- Bênção e colocação da pedra angular
“Nos 60 anos da Igreja Matriz, é de uma enorme alegria poder ver começar de forma efetiva a construção do novo templo, tão necessário para a vida e serviço da Igreja nesta terra” referiu o Padre Francisco Mendes, acrescentando que este sonho tem “mais de 30 anos” e que apenas há dois anos começou a “passar do papel para o terreno”.
Para além da construção do novo templo, a obra inclui uma nova creche, dinamizada pelo Centro Paroquial da Charneca de Caparica, e que responderá, numa primeira fase, com 86 vagas para crianças até aos três anos e, numa posterior ampliação, irá receber até 130 crianças.
- Bênção e colocação da pedra angular
Fotos: Ricardo Perna