Charneca de Caparica: lançamento da pedra angular da futura igreja paroquial

20200628_primeira_pedra_sra_rosa_0204

No passado Domingo, dia 28 de junho, decorreu a bênção e lançamento da pedra angular, habitualmente designada primeira pedra, da futura Igreja de Nossa Senhora da Rosa, na Paróquia de Charneca de Caparica.

A cerimónia decorreu depois da Eucaristia, com a bênção da pedra e a assinatura da ata solene de registo do momento, proferida em latim, português e inglês.

A pedra foi colocada no ângulo nordeste da Igreja, como é tradicional, depois de D. José Ornelas, a Presidente de Câmara Municipal de Almada Inês de Medeiros, o Presidente da Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda Pedro Matias, o Pároco, Padre Francisco Mendes, e um representante dos Conselhos Paroquiais terem cimentado o lugar onde veio a ficar assente.

Dentro da pedra, foi inserida uma cópia da ata, juntamente com uma moeda do presente ano, um fragmento da primeira Igreja de Nossa Senhora da Rosa da Caparica, a construção mais antiga da Charneca de Caparica e hoje quase sem vestígios, e ainda uma cruz de madeira dos pinheiros da terra.

Na Eucaristia a que presidiu, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, referiu-se ao projeto como a construção de uma Casa que tem de ser símbolo de vida e de acolhimento, sinal de presença e serviço, apoiada em Cristo, Pedra Angular.

A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, manifestou a sua satisfação por este projeto ser também impulsionado, e com uma dimensão social evidente e central, sentida por todos os que aqui vivem e trabalham, de apoio às famílias com crianças.

“Nos 60 anos da Igreja Matriz, é de uma enorme alegria poder ver começar de forma efetiva a construção do novo templo, tão necessário para a vida e serviço da Igreja nesta terra” referiu o Padre Francisco Mendes, acrescentando que este sonho tem “mais de 30 anos” e que apenas há dois anos começou a “passar do papel para o terreno”.

Para além da construção do novo templo, a obra inclui uma nova creche, dinamizada pelo Centro Paroquial da Charneca de Caparica, e que responderá, numa primeira fase, com 86 vagas para crianças até aos três anos e, numa posterior ampliação, irá receber até 130 crianças.

Fotos: Ricardo Perna

01 de Julho de 2020