Samouco: Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo serão celebradas este ano de modo diferente

20200702-igreja-samouco

Em virtude da pandemia de Covid-19, as festividades populares foram canceladas mas deram lugar a um pequeno programa para que a população não deixe de assinalar a devoção à invocação mariana.

Entre os dias 10 e 14 de julho, a Igreja Paroquial de São Brás, no Samouco, estará iluminada para assinalar o período de festas que este ano não se realiza. A 11 de julho, pelas 21h30, o músico Nélio Pinto irá percorrer as ruas da vila do Samouco com animação musical dirigida à população.

A 12 de julho, domingo, pelas 10h30, será celebrada, na Igreja de São Brás, Missa Solene em louvor de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas. A celebração será transmitida em direto nas redes sociais e sítio da Diocese de Setúbal.

Em comunicado publicado no sítio da Junta de Freguesia do Samouco, a autarquia considera que as Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo “são um marco nas tradições das gentes do Samouco, onde a cultura, alegria, diversão, amizade e convívio são os ingredientes para esta manifestação popular de uma vitalidade ímpar”, pelo que “foi criado um programa diferente, mas de enorme significado”.

A organização afirma ainda que estas iniciativas vão cumprir todas “as normas de segurança da Direção Geral de Saúde”, apelando à população para manter um comportamento responsável, cumprindo todas as recomendações da autoridade de saúde.

As Festas Populares do Samouco em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que este ano celebrariam a sua 106º edição, são uma organização da Junta de Freguesia do Samouco, Associação de Festas Populares do Samouco e Paróquia local.

JM

Foto e cartaz: Junta de Freguesia do Samouco