No passado dia 28 de junho, aconteceu o Encontro Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos para encerrar as atividades deste ano pastoral. Tendo em conta a situação que o mundo vive atualmente, o mesmo foi realizado através das plataformas digitais e terminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.
Comentário do Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos
As circunstâncias atuais obrigaram-nos a olhar para as coisas de uma outra perspetiva e não quisemos, ainda assim, deixar de continuar a proporcionar o encontro entre jovens que se vinha a realizar nos núcleos vicariais desde o início do ano pastoral. Deste modo, mesmo nestes tempos, os encontros vicariais continuaram a decorrer, pelas plataformas de videoconferência.
Procurámos adaptar-nos às circunstâncias e realizámos o encontro diocesano na parte da manhã pela plataforma Zoom com muita animação e oração. Começámos a manhã com jogos, seguido de um momento de oração e depois com as apresentações dos núcleos vicariais que prepararam, previamente, vídeos cheios de criatividade e talento. As apresentações foram intercaladas com músicas e dinâmicas preparadas e animadas pela Equipa SOM do movimento.
Terminámos o nosso encontro digital com o testemunho do Bruno Leite, sobre o tema do ano “Jovem Convida”, que nos mostrou o verdadeiro significado de uma música que é tão querida aos nossos convivas: “Somente a Ele, Olaré”.
Terminámos o encontro com a celebração presencial da Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. José Ornelas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha. A Eucaristia foi também transmitida on-line para quem não conseguiu estar presente.
Apesar de ter sido um ano atípico, foi um ano cheio, não pela quantidade de atividades, mas sobretudo pelo itinerário vivido ao longo do ano pastoral.
Começámos o ano com as “#reflexoesconvida”, mas durante o tempo de confinamento obrigatório fomos mais além e criámos também uma rede de oração, a “Oração Convida”, para estarmos todos unidos em oração, neste grande Corpo Místico.
O ano pastoral teve como maior objetivo que os jovens partilhassem entre si e vivessem na sua vida a presença do Cristo Ressuscitado. Para estarmos perto de Jesus é necessário também que estejamos perto dos outros, dos nossos irmãos, para continuarmos a viver a nossa fé.
O Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos vai continuar a querer ter sempre presente um olhar novo, com uma nova perspetiva, para o curso deste movimento. Um olhar mais atento aos jovens, para que caminhem em Igreja e no Mundo, para que sejam cada vez mais presença de Cristo na nossa sociedade, com ou sem pandemia. Enquanto seres deste mundo, somos chamados a testemunhar Aquele que um dia nos chamou e a mostrar a nossa herança nos lugares onde estivermos.
Continuaremos caminho no próximo ano, da forma que ele se apresentar, pois é isto que Cristo nos pede e desafia a cada dia da nossa vida: que sejamos peregrinos, prontos a segui-Lo para onde quer que vá.
Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal