Liturgia de Sábado da XIII Semana do Tempo Comum – “Dias virão em que o esposo lhes será tirado: nesses dias jejuarão.” (Mt 9, 14-17)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Sábado da XIII Semana do Tempo Comum

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Manuel Silva, Pároco de Santiago, Sesimbra

Sobre a Primeira Leitura

Para exprimir a felicidade esperada, o profeta anuncia que o homem, (nos tempos messiânicos!) será libertado da lentidão do tempo. A sementeira do Outono coincidirá com as colheitas de Maio e as de Inverno com as vindimas de Setembro. Deus é Senhor do Tempo!

O trabalho não será mais considerado um castigo, mas um meio de dominar a natureza.

Esta vitória do homem só pode ser vivida como Dom de Deus e a esperança cristã só subsiste nas esperanças humanas.

Sobre o Evangelho

A disciplina que Jesus impõe aos seus discípulos, escandaliza as multidões, pois não se assemelha à dos outros rabinos. “O meu jugo é suave e a minha carga é leve”.

Tudo o que é antigo é ultrapassado e a salvação brilha na novidade.

Afirmando a incompatibilidade entre o velho e o novo, (o odre e o vestido) mostra uma solução positiva. É preciso abandonar a Lei. Deus é pelo novo!…

Padre Manuel Silva

04 de Julho de 2020