comprehensive-camels

Liturgia de Segunda-feira da XV Semana do Tempo Comum – “Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim.” (Mt 10, 34 – 11, 1)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Segunda-feira da XV Semana do Tempo Comum

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Dário Pedroso, SJ

Nesta segunda-feira, da 15ª Semana do Tempo Comum, o Evangelho coloca diante de nós vários apelos. O primeiro é a opção radical por Jesus, pois não podemos amar nada nem ninguém, muito menos a nós mesmos, primeiro ou antes d’Ele. Para um batizado, Jesus tem que ser o primeiro, nas opções, nos gostos, na alma e no coração. Jesus sempre em primeiro lugar, e os critérios evangélicos sempre a ordenar a nossa vida. Trata-se de deixar que Jesus evangelize o nosso coração, a nossa inteligência, a nossa vontade, a nossa afetividade, os nossos olhares, os nossos gostos e a nossa língua.

Jesus sempre o primeiro. Ele não nos manda odiar, separar-se, não amar o pai, a mãe, a família. Mas quer que O escolhamos como nosso Tudo, nosso tesouro, pérola da nossa vida cristã. Viver para Ele, com Ele, e, por amor d’Ele, amar os outros. Cada um se pergunte: Jesus está sempre em primeiro lugar na minha vida, nas minhas opções, no meu agir quotidiano?

Depois Jesus convida-nos a tomar a nossa cruz em cada dia para segui-Lo. E seguir Jesus não é só ir atrás d’Ele, mas imitá-Lo, ser semelhante a Ele, viver ao jeito evangélico. E o que é a nossa cruz? Parece não ser só, nem sobretudo, a dor, a operação, o desastre, a doença, a morte de um familiar, pois essa cruz também os que não têm fé, ou os pagãos, têm. A cruz do cristão, como a de Jesus, é a luta que temos que travar contra o mal, o pecado, a injustiça, a luxúria, a mentira, a fraude, etc.

00Esta luta exige cruz, exige um certo “martírio” quotidiano. Além do martírio de sangue há o “martírio branco”, que é o esforço diário da fidelidade à oração, ao amor de Deus e do próximo, o esforço para ser bom, justo, digno, verdadeiro, santo, para se identificar mais com Jesus e viver segundo os critérios do Evangelho. Como levo com coragem e audácia a cruz de cada dia? Aceito-a, ofereço-a?

Outra dimensão do Evangelho de hoje é, da nossa parte, a gratuidade e generosidade do dom, da partilha, da oferta, pois “nem um copo de água” dado em nome de Jesus ficará sem recompensa. Deus nos dará sempre o cêntuplo, cem vezes mais, quando somos generosos. Um copo de água é o exemplo que Jesus nos coloca, mas nesse copo está todo o gesto de generosidade e de partilha.

O amor deve levar-nos a dar e a dar-nos, sempre e a todos os que precisam, sem egoísmo, sem comodismo, sem interesse próprio, com amor, com alegria, com coração aberto. Devemos perguntar a nós próprios que posso dar, que posso fazer, quem mais precisará de mim? Em que posso ou devo ser mais generoso?

Padre Dário Pedroso, SJ

Partilhe nas redes sociais!
13 de Julho de 2020