A Palavra do Papa: a semente da Palavra, Santa Sofia e as gentes do mar

20200715-papa-francisco-a-palavra

No passado domingo, por ocasião da oração do Angelus, o Papa Francisco refletiu a Parábola do Semeador e os quatro terrenos que acolhem a Palavra de Deus. Depois, recordou as últimas notícias sobre Santa Sofia, em Istambul, e assinalou o Dia Internacional do Mar, saudando os profissionais do setor marítimo.

Antes de rezar o Angelus neste domingo, 12 de julho, o Papa Francisco propôs aos peregrinos presentes na Praça São Pedro uma reflexão sobre a Parábola do Semeador que lança a semente da Palavra de Deus em quatro diferentes solos (o caminho, o solo pedregoso, o solo onde crescem arbustos espinhosos e o terreno fértil).

Francisco afirma que “a Palavra de Deus é uma semente que em si mesma é fecunda e eficaz” e que “Deus espalha-a por toda a parte com generosidade, independentemente do desperdício. Assim é o coração de Deus! Cada um de nós é um solo onde cai a semente da Palavra, ninguém é excluído!”

Ao terminar, o Papa pediu para refletirmos que tipo de terreno somos: “Pareço-me com o caminho, com o solo pedregoso, com os arbustos? Mas, se quisermos, podemos tornar-nos terreno fértil, lavrado e cultivado com cuidado, para que a semente da Palavra amadureça”.

Antiga Basílica de Santa Sofia

Depois, da oração do Angelus, o Papa manifestou a sua tristeza perante a decisão da Turquia de voltar a converter a antiga basílica de Santa Sofia, em Istambul, numa mesquita.

“O meu pensamento vai para Istambul. Penso em Santa Sofia e estou muito entristecido”, disse Francisco, de improviso da janela do apartamento pontifício, perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro que acolheram as palavras do Papa com uma salva de palmas.

Construída no século VI, a antiga basílica, que já foi a maior catedral do Cristianismo, seria convertida em mesquita no século XV, após a captura de Constantinopla em 1453.

Em 1934, a basílica foi transformada num museu e em 1985 entrou para a lista do Património Mundial da UNESCO. Agora, o Conselho de Estado Turco revogou a medida governamental de 1934 e o monumento será reaberto como mesquita a 24 de julho.

O espaço é considerado por várias confissões religiosas “um local de abertura, encontro e inspiração para pessoas de todas as nações e credos” (Conselho Ecuménico das Igrejas) pelo que temem tornar-se novamente “um motivo de oposição e confronto” (Bartolomeu, Patriarca Ecuménico de Constantinopla – Igreja Ortodoxa).

As gentes do mar

O Papa assinalou na mesma ocasião o Dia Internacional do Mar, dirigindo uma saudação a todos os que trabalham no meio marítimo, “especialmente os que estão longe dos seus entes queridos e do seu país”.

No também chamado “Domingo do Mar”, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral publicou uma mensagem de agradecimento, sublinhando as dificuldades que a emergência sanitária tem levantado para os profissionais de todo o mundo.

“O Domingo do Mar é uma oportunidade para reavaliarmos o papel dos marítimos e lembrar alguns dos problemas que afetam negativamente as suas vidas e que agora são agravados pela suspeita e pelo medo de contágio”, referiu o cardeal Peter Turkson, responsável do organismo.

O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral anunciou que, em agosto, a intenção da oração universal do Papa vai manifestar “a grande preocupação” de Francisco “pela humanidade e a missão da Igreja é dedicada ao mundo marítimo”.

“As comunidades católicas do mundo serão convidadas a rezar por todos aqueles que trabalham e vivem no mar, incluindo marítimos, pescadores e as suas famílias”, adianta.

Twitter: “Curas Villeros” da Argentina

Com uma mensagem em vídeo publicada no Twitter, o Papa Francisco exprimiu a sua proximidade aos párocos dos bairros populares de Buenos Aires, contagiados pelo coronavírus. Três deles foram infetados pela Covid-19 e foi a eles, em particular, que Francisco se dirigiu. “Rezo por vocês, estou com vocês”, disse Francisco. “Sei que estão a lutar, com a oração e com a ajuda dos médicos”, disse o Papa no vídeo publicado a 9 de julho na conta dos sacerdotes.

JM (com recursos Agência Ecclesia e Vatican News)

15 de Julho de 2020