7 Maravilhas da Cultura Popular: Círio de Nossa Senhora de Troia

20200701-cirio-troia (2)

Festividade das gentes do mar, o Círio de Nossa Senhora de Troia une os dois lados do Sado: a comunidade piscatória de Setúbal de um lado, e a capela da padroeira dos pescadores, na Caldeira de Troia, do outro. O Círio Fluvial, procissão no mar em Honra de Nossa Senhora do Rosário, está a concurso na iniciativa “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria “Procissões e Romarias”.

As primeiras alusões ao círio remontam a 1758, século XVI. No entanto, só nos últimos anos do século XIX surge uma clara referência da festividade como celebração da comunidade piscatória de Setúbal.

Pescadores e suas famílias celebram a vida e as suas gentes nesta romaria tradicional. Mesmo que as novas gerações estejam afastadas da pesca, esta celebração continua a expressar a identidade cultural e religiosa dos marítimos de Setúbal, perpetuando a memória de todos os que têm feito do mar o seu modo de vida.

Para além da comunidade de pescadores, o círio é organizado com a colaboração da Paróquia de São Sebastião e da autarquia local. Festeja-se em agosto sem data certa, que as marés do Sado “são de humores”.

Os festejos iniciam-se com um tríduo em honra da Padroeira e dos marítimos que já pereceram, na Igreja de São Sebastião. Depois da missa solene, segue-se procissão pela cidade com os andores majestosamente ornamentados com plantas e flores, até ao Cais das Fontaínhas. Com a imagem de Nossa Senhora do Rosário na proa de um dos barcos, soam as buzinas e num frenesim de alegria se faz a partida para a Caldeira de Troia, onde os festeiros acampam.

As festividades junto ao areal incluem cerimónias religiosas, jogos tradicionais, bailes e arraiais e o muito icónico fogo de artificio. É também nos areais da caldeira que, habitualmente na manhã de domingo, decorre uma procissão.

O regresso das embarcações engalanadas a Setúbal, escoltando a imagem da Senhora, constitui outro dos pontos altos das festas. No percurso, inclui-se habitualmente uma passagem frente à fortaleza de Santiago do Outão, que alberga um hospital ortopédico, onde é feita a bênção dos doentes.

O Círio está a concurso na iniciativa “7 Maravilhas da Cultura Popular”, sendo um dos 7 finalistas regionais. A eliminatória regional decorre a 10 de agosto, com transmissão em direto na RTP 1, a partir do Montijo.

Saiba mais em 7.maravilhas.pt

Vote no Património da nossa Diocese:

• Círio de Nossa Senhora de Tróia
  • Ligue: 760 207 814 (custo da chamada: 0,60€ + IVA)

Fotos: O Setubalense

Manifestações de devoção popular da Diocese de Setúbal encontram-se entre os finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular

17 de Julho de 2020