comprehensive-camels

Externato Frei Luís de Sousa encerra ano letivo e prepara novo ano

20200716-externato-frei-luis-de-sousa-banner

O Externato Frei Luís de Sousa marcou o encerramento do ano letivo com um momento festivo on-line, que reuniu os elementos da comunidade educativa no último dia de aulas.

A ocasião contou com uma homenagem a todos os elementos da escola (alunos, famílias, professores e demais colaboradores) pela forma como contribuíram para que o ano, que agora findou, em condições muito diferentes das habituais, tivesse decorrido de forma positiva. Nesse encontro (assista a um resumo aqui) foram apresentadas duas surpresas: um livro coletivo, realizado à distância por todas as turmas, a que se deu o título de “É tão bom!. Tão bom!”, e a emissão do hino do colégio, gravado pelos professores e demais colaboradores em confinamento, e que constituiu um expressivo e emotivo momento do encontro. O hino pode ser visto e ouvido aqui.

Nesse dia, foi celebrada a missa de ação de graças de encerramento do ano letivo, presidida pelo capelão, Padre Rui Gouveia, transmitida a partir da capela do colégio e acompanhada pelos alunos e famílias em suas casas.

Escola de Pais e Quinzena de Animação

Neste final de ano letivo, houve ainda lugar para uma sessão da Escola de Pais, subordinada ao tema “QUE LIÇÕES DESTA EXPEDIÇÃO [covid-19] PARA AS NOSSAS FAMÍLIAS?”, conduzida em estilo de uma conversa informal pela conferencista Ana Penim, conhecida especialista no âmbito do Desenvolvimento de Talento e de Líderes, Otimização de Soft Skills, Coaching Apreciativo, Comunicação Interpessoal, Facilitação da Mudança e Aprendizagem ao Longo da Vida.

Nos últimos dias, decorreu, no respeito pelas medidas de segurança sanitária, uma quinzena de tempos livres para o primeiro ciclo e uma especial quinzena de animação para o Jardim de Infância e Creche. Estas duas valências estarão em funcionamento durante o mês de Agosto, para responder às necessidades das famílias cujos pais, por causa do atual contexto, já tiveram o seu gozo de férias e estarão a trabalhar durante esse mês, ficando sem apoio para os seus filhos.

“Vamos pensar o Frei”

Para o balanço do ano que termina e preparação do próximo ano, o Externato lançou um questionário de satisfação a pais, alunos (desde os 4 anos de idade até ao 12º ano) e professores, a que, desde 2016, chama “Vamos pensar o Frei”, recolhendo assim as impressões de todos e sugestões de melhoria e aperfeiçoamento.

Do questionário, na expressão de Fernando Magalhães, diretor do colégio, “colheu-se uma extraordinariamente positiva impressão de alunos e de pais sobre o modo como atuámos no contexto da pandemia, agindo rápida e eficazmente, um muito elevado índice de satisfação em relação à qualidade do colégio e um conjunto precioso de sugestões, para refletirmos no processo que está em curso de preparação do próximo ano letivo com todos os professores. Como seria um desperdício e um crime não ouvir as opiniões de todos”.

O Externato Frei Luís de Sousa, situado no centro de Almada, é um estabelecimento de ensino da diocese de Setúbal, que celebra, neste ano, 64 anos de existência. A sua oferta educativa vai desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade, fazendo jus ao seu lema: do berço à universidade. A sua matriz identitária baseia-se numa forte educação dos valores, unindo tradição e inovação, num ambiente de ensino de  grande proximidade e familiaridade.

O Frei Luís de Sousa tem o estatuto de Escola Associada da UNESCO, desde o presente ano letivo e é detentor do “Selo de Escola Intercultural”, atribuído pelo Ministério da Educação e pelo Alto Comissariado para as Migrações. O Externato preside à APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas, desde fevereiro de 2019.

Neste momento, o Externato tem as inscrições abertas para o próximo ano letivo, desde a creche até ao 12º ano.

Para mais informações, consulte o website, em freiluisdesousa.pt ou a página de facebook Externato Frei Luis De Sousa.

Externato Diocesano Frei Luís de Sousa

Partilhe nas redes sociais!
17 de Julho de 2020