Liturgia da Festa de Santa Brígida – “Quem permanece em mim e Eu nele, dá fruto abundante.” (Jo 15, 1-8)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia da Festa de Santa Brígida

Comentário à liturgia de hoje pelo Portal Dehonianos

Santa Brígida deixou-se purificar pela Palavra. Na capela do Santíssimo Sacramento, na Basílica de S. Paulo, em Roma, há uma estátua de mármore da santa em atitude de quem escuta a voz de Jesus Cristo, que lhe fala da cruz. Aos pés da estátua há uma legenda que diz: “Com o ouvido atento recebe as palavras do seu Deus Crucificado; recebe o Verbo de Deus no seu coração”. Efetivamente, uma caraterística de Santa Brígida foi a sua intimidade constante com Jesus, a sua familiaridade, as suas íntimas comunicações, e a sua docilidade infantil. O que mais nos espanta nela é a união extraordinária da vida interior e exterior. É uma santa mística que vivia no céu e também uma santa peregrina, em constante movimento de fundações e visitas a santuários.

Casada com o príncipe Merício, descendente dos reis da Suécia, levou, com o marido, uma vida feliz, no cumprimento fiel dos seus deveres de esposos e de pais. Deus, todavia, tinha um outro projeto de vida para ela. O marido morreu muito mais cedo do que ambos imaginavam. Então, Brígida repartiu equitativamente os bens pelos filhos e consagrou-se inteiramente a Deus, numa vida austera de oração e penitência. Em 1349, Brígida seguiu para Roma com uma filha, a futura Santa Catarina da Suécia. Praticou uma vida de grande pobreza, chegando a pedir esmolas. A quem a repreendia, por causa da sua condição nobre, respondeu: “Como Jesus se abaixou sem pedir o vosso consentimento, porque não havia eu de prescindir dele quando me esforço por imitá-lo?”.

Uns dez anos antes de morrer, fundou a ordem de S. Salvador, que ainda hoje existe em diversos países. Depois de peregrinar à Terra Santa, com a filha Catarina e outros dois filhos, regressou a Roma, onde faleceu a 23 de Julho de 1373. Da peregrinação à Terra Santa, dizia: “Foram os mais belos quinze meses da minha vida”. Foi na Terra Santa que “se cumpriu o mistério da nossa redenção e donde a Palavra de Deus se difundiu até aos confins do mundo… As pedras sobre as quais caminhou o nosso Redentor permanecem para nós carregadas de recordações e continuam a “gritar” a Boa Nova”. É uma espécie de “quinto evangelho”. (Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Dei, 89). Como tantos outros cristãos, ao longo dos séculos, S. Brígida, fez essa experiência, no século XIV.

Portal Dehonianos

23 de Julho de 2020