comprehensive-camels

“Verão com Sentido”: #06 – Pobreza e Fragilidade

20200809-VeraoComSentido-06-PobrezaFragilidade

1. Introdução

Em pleno mês de agosto, desafiamos-te a mais um momento de sentido neste verão que estás a viver. Hoje queremos propor-te um momento de encontro com Deus através da pobreza e fragilidade que caracterizam cada um de nós. Mesmo que muitas vezes nos sintamos fortes e invencíveis, tu e eu sabemos que nem sempre é assim. Somos frágeis, limitados, inacabados! Só quando vemos e reconhecemos essa pobreza que nos habita, somos capazes de acolher a grande misericórdia de Deus. Escuta a experiência de Pedro, aquele amigo de Jesus que, achando-se muito forte, percebe que só pode encontrar a verdadeira paz e alegria na amizade com Jesus. 

2. Palavra [Lc 5, 4-6. 8.10]

Naquele tempo, Jesus disse a Simão:
«Afasta-te para águas profundas
e lançai as vossas redes para a pesca».
Respondendo, Simão disse:
«Mestre, toda a noite nos afadigámos e não apanhámos nada,
mas perante a tua palavra lançarei as redes».
Feito isto, apanharam uma enorme quantidade de peixes
e as suas redes estavam a romper-se….
Ao ver isto, Simão Pedro prostrou-se aos joelhos de Jesus, dizendo:
«Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador».
Disse, então, Jesus a Simão:
«Não tenhas medo! A partir de agora serás pescador de homens».

3. Pensa nisto

Esta foi uma das vezes em que Pedro, vendo acontecimentos extraordinários e tocando a misericórdia de Jesus,  reconheceu a sua pequenez. Na noite em que Jesus foi entregue,  voltou a viver a mesma experiência, mas de forma ainda mais dramática quando negou o seu amigo três vezes.  Mas o olhar de Jesus revela a infinita misericórdia que renova e faz de Pedro um homem novo. 

E tu? Olha à tua volta e também dentro de ti.  Que fragilidades encontras? Estás atento aos pobres com quem te cruzas diariamente? Sabes que são filhos de Deus e teus irmãos? Como te aproximas deles?

4. Desafio com sentido

Deixamos-te hoje um duplo desafio. 

Abre os olhos, está atento a pessoas que possam estar a precisar de ti. Faz um gesto concreto de aproximação dessa pessoa.  Toma a iniciativa.

Um segundo desafio tem a ver com a misericórdia de Deus. Propomos-te que vejas o filme, “Os Miseráveis” de 2O12, de Tom Hooper. Repara na forma como Deus transforma a vida daqueles que se deixam tocar pelo Seu Amor! E pede-Lhe que transforme também a tua!

Sinopse: França, 1815. Jean Valjean é posto em liberdade após de 19 anos de clausura, cinco por roubar um pão e mais 14 por inúmeras tentativas de fuga. Ostracizado por todos, alimenta um profundo rancor pelos homens em geral. Porém, um encontro com o bondoso bispo de Digne, Monsenhor Myriel, revela-lhe o poder do perdão, algo que faz dele um homem diferente e o leva a dedicar a sua vida a fazer o bem. Alguns anos depois, Valjean é respeitado por todos, tendo prosperado na indústria do vidro. Até conhecer Fantine, uma mulher perdida na vida e gravemente doente, que lhe pede para cuidar da pequena Cosette, a filha que, ingenuamente, confiou aos cruéis proprietários de um albergue. Decidido a salvar a criança de uma vida de sofrimento, Valjean vai à sua procura. E este encontro vai alterar toda a sua existência. [Fonte: Cinecartaz, Público]

5. Oração com sentido

Jesus, Filho de Deus Vivo, tem misericórdia de mim.
Faz com que eu veja a minha vida com a luz do Teu amor.
Perdoa a dúvida e desconfiança que sempre me habita
e concede-me a graça de viver de Ti.
Senhor, que eu veja!

Pai Nosso…

“Verão com Sentido”: itinerário de verão para os jovens em podcast

Partilhe nas redes sociais!
09 de Agosto de 2020