Cinquenta Anos da dedicação da Igreja de Fernão Ferro

D. José Ornelas presidiu à Eucaristia no passado dia 26 de julho na Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora, Paróquia de Fernão Ferro. Apesar das medidas de segurança impostas pela pandemia, a comunidade celebrou o 50º aniversário de dedicação da igreja paroquial.

Na Eucaristia, o prelado afirmou que a ocasião do aniversário de uma igreja é a celebração da Igreja/Comunidade que se reúne na igreja/edifício. Lembrou a invocação mariana que dá nome à paróquia, Senhora da Boa Hora, que mesmo nos tempos mais difíceis da vida, “serve de modelo à Igreja”.

O Bispo de Setúbal elogiou a comunidade de Fernão Ferro “que participa do drama da humanidade, humanizada e humanizadora”, que é capaz de se transformar, geradora de progresso, “mas atenta ao pseudoprogresso que a afastariam do projeto de Deus”.

Relendo o Evangelho proclamado (Jo 19, 25-27), D. José Ornelas desafiou a comunidade a “estar sempre aos pés da cruz de Jesus”, à imagem de Maria e do discípulo amado, como condição para participarem na construção de uma nova humanidade.

“Esta é a imagem da Igreja como “hospital de campanha”, atente e próxima de quem precisa, não predadora, mas cuidadora da fragilidade, não fechada com medo, mas confiante do poder de Deus que em Cristo nos abre os horizontes da vida plena em Deus” acrescenta.

O prelado apelou à construção de uma Igreja “atenta”, que “não se fecha aos dramas do mundo”, “ousada, corajosa, missionária”, “que não jogue à defesa”.

Para D. José Ornelas, as igrejas “são espaços de comunhão, de fraternidades, de unidade na diversidade que somos”, “onde Ele nos convoca e nos reúne” e são “anúncio da Casa definitiva do Pai do céu, onde havemos de viver para sempre, em comunhão com aqueles que já partiram”.

A celebração dos 50 anos da Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora foi ainda assinalada com uma procissão automóvel da imagem da padroeira pelas ruas da localidade, convidando a população à oração do rosário.

JM

11 de Agosto de 2020