Sarilhos Grandes: projeto arqueológico SAND abre as portas à comunidade

20200811-projeto-sand-sarilhos-grandes-dia-aberto-banner

Na próxima quinta-feira, 13 de agosto, a equipa multidisciplinar do Projeto SAND – Sarilhos Grandes entre Dois Mundos vai realizar um dia aberto para quem desejar conhecer melhor a investigação arqueológica.

Às 10h e às 18h, haverá visitas guiadas ao campo-escola de Arqueologia e Antropologia, à Igreja de S. Jorge e à Ermida de Nossa Senhora da Piedade, em Sarilhos Grandes.

O objetivo é dar a conhecer o projeto, os trabalhos em curso e a história dos templos religiosos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui

O projeto SAND “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos” consiste num estudo histórico, arqueológico, biológico e antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séc XII a XVIII).

A equipa multidisplinar pretende recolher novos dados e caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população local, bem como identificar novos elementos de contacto com o Oriente e o Ocidente, no âmbito da Expansão Portuguesa.

Em março, as escavações foram suspensas em virtude do confinamento provocado pela pandemia de covid-19, contudo a equipa continuou a investigação em laboratório. Os trabalhos foram retomados no início do mês de junho.

Esta iniciativa científica é realizada em parceria com a Diocese de Setúbal, a Câmara Municipal do Montijo e outras entidades, públicas e privadas.

Saiba mais aqui.

Projeto SAND: primeiras escavações arqueológicas em Sarilhos Grandes