comprehensive-camels

“Verão com Sentido”: #07 – Eucaristia

20200816-verao-com-sentido-7_site

 

1. Introdução: 

Já vai longa a nossa caminhada de verão e na proposta de hoje, o itinerário Verão com Sentido desafia-te a saborear de uma forma especial a Palavra de Deus e refletir sobre a forma como vivemos a Eucaristia e a fé em Jesus no nosso dia-a-dia. Serão certamente muitos os obstáculos que surgem no nosso caminho e que toldando os nossos sentidos, parecem tornar essa vivência muito difícil. Mas Jesus, que nunca desiste de nós, e espera continuamente de braços abertos para nos acolher, dá-nos sempre a oportunidade de O conhecer e de redescobrir a cada dia.

Na leitura que te propomos hoje, olhamos Jesus, que como pão descido dos céus, na Eucaristia, faz-Se alimento da alma e permite-nos com o sentido do paladar experienciá-lO não só espiritualmente, mas também fisicamente de um modo sacramental.

 

2. Palavra [Jo 6, 35-40]:

Evangelho segundo S. João

Respondeu-lhes Jesus: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede. Mas já vo-lo disse: vós vistes-me e não credes. Todos os que o Pai me dá virão a mim; e quem vier a mim Eu não o rejeitarei, porque desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas o ressuscite no último dia. Esta é, pois, a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.

Palavra da Salvação.

 

3. Pensa nisto:

Ao escutares esta palavra, facilmente te lembrarás da hóstia na missa, que comungamos para que Jesus Se torne mais presente e próximo de nós! É preciso, no entanto, compreender que o faz sempre na medida da tua própria disponibilidade, da tua abertura à mudança, das tuas capacidades e das tuas fragilidades. No fundo, ao comungares, estás a ir ao encontro de Deus, mas, sobretudo, estás também a permitir que Ele venha a ti: percorrendo um caminho a dois em que sempre podes contar com Ele.

Um dos desafios para saborear Jesus neste Pão que te sacia, é o de conseguires encontrar um tempo e um espaço para o diálogo com Ele. Será que no teu dia a dia, arranjas a oportunidade de o fazer? E será que o fazes sem pressa e com a calma que este momento te pede? Poderás fazê-lo em qualquer momento e a Eucaristia poderá ser certamente um deles.

Conversa com Ele. Imagina-te diante Dele: como te olha e te fala? 

Será que acreditas que Ele pode realmente preencher o mais profundo de ti próprio? As carências (de tudo o que tens sede e fome) e feridas que fazem parte de ti, precisam de ser curadas e amadas por Ele? Ele é o Pão da Vida, não há outro!

Mas onde procuras saciar essa fome e essa sede?  Será que tens mesmo que controlar tudo à tua volta? Ter fé não significa que tudo seja fácil e simples. No entanto, ao tomares consciência de que Jesus te acompanha, que te fala, de maneira especial, poderás dar um sabor bem diferente à tua vida.

 

4. Desafio com sentido:

Jesus entrega-Se por nós, na Eucaristia… Faz-Se Pão da Vida e Pão que dá a vida… Vive em nós… e por isso somos chamados a fazer e viver como Ele. Durante esta semana, desafiamos-te a experienciar uma atividade um bocadinho diferente e que implicará um pouco mais da tua disponibilidade. 

Como sabes são bastantes as iniciativas da Igreja Católica (e não só) que pretendem ajudar famílias carenciadas que não dispõem dos meios suficientes, por vezes, para se alimentarem e poderem saborear uma refeição digna. Convidamos-te, por isso, a doar um pouco do teu tempo e a participar numa dessas iniciativas. 

Deixamos-te como sugestão que acedas ao  site da Caritas Diocesana (https://www.caritassetubal.pt/), onde poderás encontrar informação para a realização deste desafio.

 

5. Oração com sentido:

Gostaríamos de terminar este momento, orando…
Senhor Jesus,
obrigada pela Tua entrega
e por seres o verdadeiro “pão da vida
que desceu do Céu para dar a vida ao mundo”.
Peço-Te, Jesus, que cada um de nós queira acreditar
cada vez mais em Ti, o Filho de Deus
que desceu do Céu por Amor à humanidade.
Como seria bom que a nossa vida
pudesse ser um testemunho da Fé em Ti, Jesus
e que o Pão Eucarístico
que nos dais todos os dias no mistério da Eucaristia,
nos lembre o compromisso
para com todos os nossos irmãos necessitados
de alimento corporal e espiritual.

Pai Nosso…

 

“Verão com Sentido”: itinerário de verão para os jovens em podcast

Partilhe nas redes sociais!
16 de Agosto de 2020