“Verão com Sentido”: #08 – Silêncio

20200823-verao-com-sentido-8_site

1. Introdução:

O mundo de hoje valoriza muito a música e o ruído, impedindo, de certa forma, a experiência do silêncio. Talvez ainda não te tenhas dado conta, mas estamos a perder a capacidade de fazer silêncio – dirão alguns que até temos medo dele. A ausência de silêncio pode não só prejudicar a nossa saúde como tornar mais difícil o encontro com Deus. Esta semana, propomos-te redescobrir o valor do silêncio. Presta atenção a esta leitura do Primeiro Livro dos Reis, sobre o profeta Elias.

2. Palavra [1Reis 19, 9-15]:

Tendo chegado ao Monte Horeb, Elias passou a noite numa caverna, onde lhe foi dirigida a Palavra do Senhor: “Que fazes aí, Elias?”

Ele respondeu: “Estou a arder de zelo pelo Senhor, o Deus do universo, porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e assassinaram os teus profetas. Só eu escapei; mas também a mim querem matar.”

O Senhor disse-lhe então: “Sai e mantém-te neste monte, na presença do Senhor; eis que o Senhor vai passar.” Nesse momento, passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante do Senhor; mas o Senhor não se encontrava no vento. Depois do vento, tremeu a terra. Passou o tremor de terra e ateou-se o fogo; mas nem no fogo se encontrava o Senhor. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa suave. Ao ouvi-lo, Elias cobriu o rosto com um manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna.

Disse-lhe então uma voz: “Que fazes aqui, Elias?” Ele respondeu: “Ardo em zelo pelo Senhor, o Deus do universo, porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e assassinaram os teus profetas. Só eu escapei; mas também me querem matar a mim.”

O Senhor disse-lhe: “Vai e volta pelo caminho do deserto, em direção a Damasco e, chegando lá, hás de ungir Hazael como rei da Síria”.

Palavra da Senhor.

3. Pensa nisto:

Consegues escutar Jesus? O silêncio permite-te escutar, permite-te ir ao encontro de Deus e ao encontro de ti próprio. Porém, um caminho de silêncio é um caminho exigente, que muitos não estão disponíveis para trilhar: às vezes, ao fazer silêncio exterior, o quão barulhento pode ser o nosso interior, com todos os nossos afazeres, problemas e inquietações.

Deixa que Deus fale e acalme as tuas perturbações. Não foi em vão que o Criador nos deu dois ouvidos, dois olhos, mas só uma boca, privilegiando, assim, a capacidade de ouvir e ver, em detrimento da de falar.

Confia e deixa-te envolver pelo silêncio orante. O que há de mais importante para ouvir, muitas vezes não emite qualquer som. Foi no “murmúrio de uma brisa suave” que Elias, na sua tribulação, escutou o Senhor.

No silêncio, podes acolher a Palavra de Deus e deixar que ela chegue aos recantos escondidos do teu coração.

4. Desafio com sentido:

Durante esta semana, sugerimos que te esforces por procurar um momento de silêncio, como um oásis no deserto do ruído. Recolhe-te, desliga o teu telemóvel, pára, respira profundamente e, no silêncio, deixa-te inundar pela paz que brota do coração de Deus.

5. Oração com sentido:

Termina este tempo de pausa, com uma oração, pedindo a Deus a graça de O encontrares no silêncio.

Ajuda-me a fazer silêncio, Senhor,
quero escutar a Tua voz.
Segura a minha mão,
guia-me no deserto,
fiquemos a sós,
Tu e eu.

Quero contemplar Teu rosto,
preciso do calor da Tua voz,
caminhar contigo,
calar para que Tu fales.

Coloco-me nas Tuas mãos,
quero rever a minha vida,
descobrir em que posso mudar,
afiançar o que tenho de bom,
surpreender-me com o novo que me pedes.

Às vezes acho que Te escuto,
quando na verdade
ouço a minha voz.
Ensina-me a discernir!
Dá-me luz para distinguir o Teu rosto.

Leva-me ao deserto, Senhor,
despoja-me do que me ata,
sacode as minhas certezas,
coloca o meu amor à prova