comprehensive-camels

“Verão com Sentido”: #09 – Deus no meu dia

20200816-verao-com-sentido-9_site

1. Introdução: 

Hoje terminamos esta iniciativa de verão, esta série de momentos de pausa e reflexão. É certo que o verão não acaba agora, como não acabam também as oportunidades de te encontrares com Cristo.

A proposta de hoje é que te foques nas tuas mãos, e no sentido do tato que elas possibilitam. Quantas coisas permitem as mãos, por sentir. Ao tocar, ao agarrar, ao manipular, dão ao ser humano a possibilidade de criar e de destruir, de fazer o bem e de fazer o mal.

A mão é também uma ferramenta espiritual. Pelos dedos podemos rezar o terço, por exemplo! Hoje propomos-te que observes cada um dos 5 dedos da tua mão, que tomes consciência de cada um deles. E olhando para as tuas mãos, oferece-as a Deus neste momento de pausa. 

2. Palavra [Rom 12, 1-2]:

Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, como culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, pela renovação espiritual da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito.

3. Pensa nisto:

S. Inácio de Loyola, cuja memória celebrámos há cerca de um mês atrás, destacava nos seus Exercícios Espirituais a importância da experiência diária do exame de consciência. Esse exercício é fundamental para, dia após dia, sermos capazes de deixar a graça de Deus olhar, tocar e agir naquilo que são os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos. Este exame torna-se num mecanismo para, revendo os nossos dias, nos irmos, a pouco e pouco, conhecendo melhor à luz de Deus. E assim também fazermos um melhor discernimento daquilo que é bom para nós, agradável a Deus e melhor para os outros.

4. Desafio com sentido:

Toca no teu primeiro dedo, o polegar, e agradece tudo o que experimentaste hoje, tudo o que a vida te trouxe. Procura ver o lado melhor de cada uma das situações hoje vividas. Procura ver por onde andou a graça de Deus hoje. Sê grato por todas estas coisas.

Toca no teu segundo dedo, o indicador, e aponta para o teu coração. Pede a Deus que o ilumine para ver as realidades às vezes invisíveis aos olhos. Que essa luz te ajude a rever o que foi feito e a preparar o que virá.

Toca no teu terceiro dedo, o médio, e revê todo o teu dia, desde que acordaste até agora. Recorda os lugares e as pessoas, os momentos e os acontecimentos. Que sentimentos e movimentos interiores te tocaram mais intensamente? A paz? A alegria? O receio? A tristeza? O cansaço? O entusiasmo? De que forma esteve Deus nessas tuas mudanças interiores?

Toca no teu quarto dedo, o anelar, e percorre aqueles sentimentos e comportamentos teus que foram ingratos, egoístas, hostis, maus. Procura que estas coisas te repugnem e pede perdão, de todo o teu coração, pelas coisas que não devias ter pensado ou feito e pelo bem que deixaste de fazer.

Toca, por fim, no teu quinto dedo, o mindinho, e toma consciência de como és bem pequenino perante Deus. Entrega-Lhe tudo o que és, tens, podes e sabes. Entrega-Lhe o teu dia, as graças recebidas, o teu pecado, as tuas fragilidades e incoerências. E com todos os teus sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato, e todos os que puderem existir, entrega-te nas mãos de Deus para amanhã seres MAIS e MELHOR.

Repete este desafio diariamente, ao longo desta semana, e sempre que quiseres.

5. Oração com sentido:

Termina este tempo de oração, entregando-te a Deus.

Senhor Jesus,
ensina-me a ser generoso,
a servir-Te como Tu mereces,
a dar e não calcular o custo,
a lutar e não dar importância às feridas,
a trabalhar e não procurar descanso,
a servir e não pedir recompensa,
senão a de saber que faço a Tua vontade.
(S. Inácio de Loyola)

Pai Nosso…

 

“Verão com Sentido”: itinerário de verão para os jovens em podcast

Partilhe nas redes sociais!
30 de Agosto de 2020