Ecologia Integral: Igrejas cristãs assinalam Dia de Oração pelo Cuidado da Criação

Esta terça-feira, as comunidades são convidadas a rezar e consciencializar sobre o respeito pela “casa comum”, chamando a atenção para a partilha sustentável e justa dos recursos, em particular durante o período da pandemia.

No “Vídeo do Papa” de setembro, dedicado ao “Respeito pelos recursos do planeta”, o Santo padre apela à partilha “de forma justa e respeitosa” dos “recursos do planeta” que estão a ser “saqueados”, e alerta que se está a gerar uma “dívida ecológica”.

Na mensagem divulgada nas redes sociais, o Papa crítica as empresas multinacionais que estão a “espremer os bens do planeta”, em especial dos países e comunidades mais pobras “como se fosse uma laranja.”

O vídeo é divulgado no âmbito do “Tempo da Criação”, iniciativa ecuménica que começa esta terça-feira com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina a 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC), promotores da iniciativa, convidam a celebrar o “Tempo da Criação”, com o tema “Jubileu pela Terra”.

“O conceito de jubileu está enraizado na Bíblia e sublinha que deve existir um equilíbrio justo e sustentável entre as realidades sociais, económicas e ecológicas”, lê-se na declaração conjunta enviada à comunicação social.

Os responsáveis cristãos apontam para “a necessidade de restaurar o equilíbrio nos próprios sistemas de vida, afirmando a necessidade de igualdade, justiça e sustentabilidade”, confirmando a necessidade de uma “voz profética em defesa da casa comum”.

Neste contexto, o CCEE e a CEC convidam “todos” os responsáveis pelas comunidades cristãs, os cristãos europeus, as paróquias, as comunidades eclesiais e todas as pessoas de boa vontade a “prestar atenção ao tempo da Criação e a vivê-lo com espírito ecuménico, unidos na oração e na ação”.

Em Portugal, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, escreveu uma mensagem respeito desde dia de oração, apresentando-o como “uma oportunidade extraordinária”, no contexto da pandemia de Covid-19, tempo “marcado pelo cuidado com os mais frágeis”.

“Extraordinários são os meses que temos vivido desde março, marcados pela incerteza e pelo medo, às vezes pela angústia, pela aflição e pela dor de tantos”, afirma a Comissão Episcopal.

“Vidas vividas na entrega aos outros, vidas dadas para que os outros vivam também. Mas também sabemos de situações em que a falta de esperança parece ter poder para fechar os corações, deixando-nos indiferentes à sorte e ao sofrimento dos outros”, referem os responsáveis católicos.

A Igreja Católica está a viver desde maio um ano dedicado à encíclica ‘Laudato si’, publicada pelo Papa Francisco em 2015. A iniciativa é promovida pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 2015, como apelo à união dos cristãos face à crise ecológica mundial; A data de 1 de setembro foi escolhida para coincidir com a comemoração que já era feita pela Igreja Ortodoxa.

JM c/Agência Ecclesia

Ambiente: «Somos parte, não patrões, da rede interligada da vida» – Papa Francisco

Covid-19/Ecologia: Papa insiste no «apelo para se cancelar a dívida dos países mais frágeis»

01 de Setembro de 2020