Moita: Celebrações em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem 2020

20200901-monumento-boa- viagem-moita

De 13 a 17 de setembro, a vila da Moita assinala as festividades da padroeira, este ano em programa adaptado face à pandemia de COVID-19.

Em comunicado enviado à Diocese, a Câmara Municipal da Moita informa que a Comissão Coordenadora das Festas do Município da Moita decidiu alterar o programa habitual das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e propor um conjunto iniciativas alternativas, que mantêm “o sentimento, a identidade e a cultura associados às Festas da Moita” sem promover concentração de pessoas.

As celebrações religiosas vão ter lugar dia 13 de setembro, domingo, com Missa Solene no Quintal da Igreja pelas 11h30 e Procissão em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem pelas 18h30.

O cortejo vai realizar-se de forma diferente: dos habituais 24 andores, apenas o andor da Nossa Senhora da Boa Viagem sairá à rua, transportado num veículo dos Bombeiros Voluntários da Moita, sem efetuar qualquer paragem.

O percurso irá incluir a bênção das embarcações no Cais da Moita, “altura em que são lançados milhares de foguetes em honra da Padroeira”.

De 30 de agosto a 7 de setembro, todos os dias pelas 21h30, no Salão de S. José da Paróquia da Moita, vai decorrer uma novena preparativa da Festa em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, fazendo recurso meditativo dos símbolos alusivos à Ladainha pintados no teto da Igreja.

O programa inclui, entre outras iniciativas, a Exposição de Embarcações Típicas do Tejo Engalanadas no Cais da Moita, as atuações móveis do Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente (Amarante), a Cerimónia Comemorativa do Dia do Município e as Corridas de Toiros na Praça Daniel do Nascimento.

A autarquia informa ainda que “a avaliação destas celebrações relativamente à pandemia é permanente, quer previamente ao seu início, quer durante o decorrer das mesmas, podendo ser decidido o cancelamento imediato a qualquer momento, se não estiverem asseguradas as necessárias condições de segurança sanitária”.

Consulte o programa completo aqui.

Foto: Câmara Municipal da Moita

02 de Setembro de 2020