Caridade: “Ninguém deixe de ter um gesto de auxílio em favor de quem esteja em necessidade”

20200904-dia-internacional-caridade

No Dia Internacional da Caridade, a Cáritas Portuguesa renova o seu “compromisso com o serviço ao outro”, inspirando-se na figura de Santa Teresa de Calcutá.

Nesta data, a instituição caritativa da Igreja aproveita para homenagear “todos aqueles que estão na linha da frente na defesa dos mais vulneráveis, em todo o mundo”, informa em comunicado.

“Homens e mulheres para quem os mais pobres, doentes, isolados, marginalizados, são a imagem do Amor que materializa a missão e a identidade da Cáritas”, refere a organização.

Este ano, a instituição lembra particularmente “todos os que, em Portugal, viram as suas vidas mais fragilizadas desde o início da pandemia provocada pela COVID-19 seja do ponto de vista da saúde, seja pelos efeitos emocionais e, particularmente, os que vivem a angústia das gravíssimas consequências económicas”.

Na mensagem enviada à Diocese, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, alerta para as “situações de vulnerabilidade” existentes em todo o mundo, e exorta à manifestação de solidariedade neste dia.

“A Cáritas pede que, neste dia, ninguém deixe de ter um gesto de auxílio em favor de quem esteja em necessidade. Uma visita, um donativo, um abraço, uma diligência,… são algumas das formas de viver, de verdade, este dia. Neste dia que ninguém em sofrimento seja esquecido!”

A saúde mental é um outro motivo de preocupação para a Cáritas Portuguesa, com o aumento exponencial de pessoas com debilidades nesse foro, bem como todas as pessoas “que se confrontam com situações de conflito e de medo”.

“A Cáritas, em Portugal, acompanha, de forma particular, a situação da população de Cabo Delgado, em Moçambique, onde os efeitos da passagem dos ciclones Idai e Keneth são ainda uma marca e cuja população vive agora confrontada com o medo provocado pelos ataques terroristas”, acrescentam.

O Dia Internacional da Caridade foi instituído em 2012 pela Organização das Nações Unidas para, de acordo com a resolução aprovada na Assembleia Geral, “reconhecer o papel fundamental das instituições, governos e pessoas que praticam a caridade e aliviam as crises humanitárias e o sofrimento humano”.

A data é assinalada a 5 de setembro por coincidir com o aniversário da morte de Santa Teresa de Calcutá, religiosa albanesa fundadora da congregação das Missionárias da Caridade e padroeira mundial da Cáritas.

Foto: Cáritas Portuguesa

04 de Setembro de 2020