Setúbal: D. José Ornelas e cinco sacerdotes receberam Medalha de Honra da Cidade pela relação de “pontes de sentido, entendimento e colaboração” entre a Igreja e a cidade

20200915-entrega-mdealhas-municipio-setubal (58)

Inserida nas celebrações do Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal, a entrega das distinções honoríficas decorreu na passada terça-feira, 15 de setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A Câmara Municipal de Setúbal agraciou mais de uma centena de personalidades e entidades que se destacam ou destacaram de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas da sociedade.

Na categoria “Paz e Liberdade”, o Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas recebeu a Medalha de Honra da Cidade.

O pároco emérito de São Paulo, Padre José Gusmão, o pároco de São Paulo e antigo pároco de Azeitão, Padre Luís Matos Ferreira, o diretor da Casa do Gaiato de Setúbal, Padre Acílio Fernandes, e o vigário-geral da Diocese de Setúbal, Padre José Lobato, foram igualmente condecorados nesta categoria.

O Padre Manuel Vieira, pároco emérito da Anunciada, falecido no passado dia 5 de julho, foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade, distinção recebida a título póstumo pela sua sobrinha, Margarida Vieira Tomás.

Ruy Ventura, professor e escritor, comissário das comemorações no quarto centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz, foi distinguido na categoria de ‘Atividades Culturais’.

Em declarações à Agência Ecclesia, D. José Ornelas comenta que esta decisão é um gesto de “boa vontade” da Câmara Municipal, não tanto pela sua pessoa, mas “por aquilo que tem sido o relacionamento entre a diocese e a cidade”.

“Há uma marca que vem desde o primeiro bispo, D. Manuel Martins, que chegou aqui em condições muito adversas, mas que soube criar uma rede de relações, pontes de sentido, entendimento e colaboração”, indicou.

“Isso vê-se, não só por mim, mas por vários padres que são também agraciados com a medalha da cidade. Isso dá-nos a satisfação de uma Igreja jovem, mas que soube integrar-se no tecido social e na colaboração para encontrar respostas, concretamente para esta cidade de Setúbal”, precisou.

Setúbal: Bispo realça bom relacionamento entre diocese e a cidade, apontando a colaboração na resposta à pandemia (c/fotos)

Maria das Dores Meira, presidente da autarquia, referiu no início da cerimónia que o Dia de Bocage e da Cidade se realiza este ano “no meio de algo inédito, em plena pandemia, com uma nova normalidade, em cumprimento de regras sanitárias que, mais do que uma obrigatoriedade, são um dever, mas que não podem impedir de viver, de conviver e de celebrar”.

Neste contexto, saudou “todo o trabalho desenvolvido pelas autoridades e pelos profissionais de saúde pelo espírito de sacrifício e elevado empenho demonstrado no combate ao vírus”, agradecimento alargado “a todos os que estiveram, e estão, profundamente envolvidos” na luta contra a pandemia.

A autarca fez referência no seu discurso ao Convento de Jesus, cuja requalificação da zona envolvente estará concluída em outubro, com um largo renovado e um novo espaço para estacionamento nas traseiras que servirá todo o centro da cidade”, anunciou.

No final da sessão, Maria das Dores Meira destacou o papel da Casa do Gaiato no acolhimento de “tantos e tantos jovens”, fazendo um agradecimento especial ao Padre Acílio “pela obra que fez e que continua a fazer e acompanhar”.

Este ano, a Câmara Municipal de Setúbal condecorou 105 personalidades, associações e empresas, nas categorias de “Atividades Culturais”, “Desporto”, “Associativismo e Sindicalismo”, “Paz e Liberdade”, “Comércio”, “Indústria”, “Ciência e Tecnologia” e “Turismo”. O Clube Naval Setubalense e a Marinha Portuguesa foram distinguidos com a Medalha de Prata da Cidade.

JM

Fotos: Diocese de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal e Agência Ecclesia

Setúbal: D. José Ornelas e vários sacerdotes da Diocese recebem Medalha de Honra da Cidade

16 de Setembro de 2020