Agentes pastorais de Setúbal participaram em formação sobre “Planificação Pastoral”

20200916-formacao-pastoral-juvenil-familia (4)

A Comissão Episcopal do Laicado e Família promoveu o segundo Encontro Nacional de Formação de Agentes de Pastoral, que se realizou entre os dias 10 e 13 de setembro, no Seminário Diocesano de Leiria.

Esta jornada formativa foi orientada pelo padre eslovaco Michal Vojtás, salesiano, e congregou cerca de 70 agentes de pastoral juvenil, vocacional, do ensino superior e familiar de todo o país para refletir, repensar e aprofundar conhecimento sobre o tema da “Planificação pastoral: Projetar uma pastoral transformadora, generativa, sinodal e corresponsável”.

Este encontro de formação é proposto na sequência das conclusões do Sínodo dos Bispos de 2018, que salientam a necessidade de passar de uma pastoral de fragmentação a uma pastoral de integração. Nas palavras do Documento Final do Sínodo: “Num mundo fragmentado que produz dispersão e multiplica as afiliações, os jovens têm necessidade de ser ajudados a unificar a vida, lendo em profundidade as experiências quotidianas e fazendo discernimento. Se tal for a prioridade, será preciso desenvolver maior coordenação e integração entre os vários âmbitos, passando dum trabalho por “departamentos” a um trabalho por “projetos”. (DF 141)

Neste espírito sinodal e respondendo ao apelo do Bispo de Setúbal, D. José de Ornelas, estiveram presentes seis representantes de secretariados e movimentos diocesanos, nomeadamente, o Departamento da Juventude, o Secretariado Diocesano do Ensino Superior e a equipa da Pastoral Juvenil Vocacional da Apresentação de Maria.

Ana Lúcia Agostinho, Departamento da Juventude

Portugal: Igreja Católica procura alternativas a «pastoral de eventos», unindo vários setores

17 de Setembro de 2020