Óbito: D. José Ornelas lamenta morte de D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo

20200918-anacleto-oliveira-jose-ornelas

O Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa lamenta partida de “um grande bispo e um grande amigo” e destaca percurso «muito fecundo» de serviço às comunidades católicas e à sociedade.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reagiu ao falecimento de D. Anacleto Oliveira, na sequência de um acidente de viação, falando na perda de “um grande bispo e um grande amigo”.

D. José Ornelas disse à Agência ECCLESIA ter ficado em “choque” com a notícia inesperada, um sentimento que diz ser partilhado pela Igreja Católica em Portugal.

“Fica-nos uma memória amiga, de uma mente aberta, esclarecida, acerca da Igreja, que nos animou durante tanto tempo e que, por isso mesmo, nos dá o conforto de dizer que ele, junto de Deus, há de continuar a acompanhar-nos”, assinalou.

D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, faleceu esta sexta-feira ao fim da manhã aos 74 anos de idade, na sequência de um despiste de automóvel, na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar. O responsável católico era o único ocupante da viatura.

O presidente da CEP fala numa memória “muito grata”, destacando o “trabalho muito fecundo na diocese e na Igreja portuguesa” do falecido bispo.

“Vivemos com fé, não livres do luto que isto significa, mas com a esperança que nós temos, aquela que D. Anacleto sempre viveu e que agora chegou à sua plenitude”, acrescenta o bispo de Setúbal.

Quero manifestar à família e à Igreja de Viana do Castelo, a que ele presidia, as nossas condolências e a solidariedade da Igreja portuguesa”.

D. José Ornelas recorda o trabalho de “muitos anos” do falecido bispo na nova tradução da Bíblia para português, a partir dos textos originais, que está em curso, além de “tantos outros trabalhos que ocuparam a sua vida”.

“Vamos sentir a sua falta e peço ao Senhor que o acolha, fazendo frutificar as tantas sementes de bem e de sensibilidade, de visão, que ele semeou na sua Igreja, para o bem de todos nós, nestes tempos difíceis que vivemos”, conclui.

Numa nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Viana do Castelo comunica o falecimento “de forma inesperada” do seu bispo, convidando a uma “oração reforçada” e à “serenidade”.

“As circunstâncias excecionais que nos envolvem aconselham-nos, por isso, a uma oração reforçada, assim como à serenidade e tranquilidade próprias de quem coloca o seu coração no Senhor”, refere o texto.

D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, faleceu hoje aos 74 anos de idade, confirmou à Agência ECCLESIA o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa.

O responsável católico morreu na sequência de um despiste de automóvel, na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, que ocorreu ao fim da manhã de hoje; D. Anacleto Oliveira era o único ocupante da viatura.

Fonte da GNR, citada pela Lusa, indicou que o óbito foi declarado no local e o corpo foi encaminhado para o serviço de Medicina Legal do Hospital de Beja.

De operário fabril a exegeta e bispo diocesano

D. Anacleto Oliveira nasceu a 17 de julho de 1949, na freguesia de Cortes, em Leiria, e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1970; após a ordenação, estudou Sagrada Escritura em Roma e na Alemanha, onde foi capelão de uma comunidade portuguesa durante 10 anos.

Nomeado bispo para auxiliar de Lisboa em 2005, a ordenação episcopal de D. Anacleto Oliveira decorreu no Santuário de Fátima no dia 24 de abril desse ano, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, então Bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

No dia 11 de junho de 2010 D. Anacleto Oliveira foi nomeado bispo de Viana do Castelo, o quarto bispo da diocese criada pelo Papa Paulo VI em 1977.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, o bispo de Viana do Castelo presidia atualmente à Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade e à Comissão de Tradução da Bíblia para português a partir dos textos originais, que está em curso.

Este verão, D. Anacleto Oliveira assinalou no dia 14 de agosto os 10 anos de bispo de Viana do Castelo e 50 de ordenação sacerdotal.

Agência Ecclesia

Foto: Agência Ecclesia