Fátima: D. José Ornelas vai presidir à Peregrinação de outubro

20200918-d-jose-ornelas-fatima-banner

O Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, vai presidir à Peregrinação Internacional de 12 e 13 de outubro, que assinala a última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

A informação foi avançada pelo Santuário de Fátima, em comunicado divulgado nas redes sociais.

Em julho passado, D. José Ornelas foi entrevistado no podcast #FátimanoséculoXXI, no qual classificou Fátima como lugar onde “Maria revela a dimensão materna da Igreja”.

“Há cem anos, Maria, quando se apresentou aos Pastorinhos, fê-lo numa época difícil, num contexto de pandemia, que até vitimou dois deles. Hoje, Maria continua a revelar-se novamente como modelo”, afirmou, na entrevista.

“Ela é a primeira, a mulher da coragem, da nova Humanidade, que reinventa a sua agenda e o seu projeto, deixando-se guiar por Deus e pelo espírito, reinventando o caminho da vida”, explica o prelado recordando o momento em que o Anjo anuncia o nascimento de Jesus.

Para D. José Ornelas, Fátima “continua a ser um apelo à humanização da Humanidade que transparece ao longo do Evangelho, no qual Maria é um ícone presente, desafiador e inspirador da Humanidade”.

Ao longo da entrevista, o Bispo de Setúbal evoca a figura dos pastorinhos, “chamados a viver e a construir uma nova Humanidade”, apelo ao qual “disseram sim sem reservas, de forma discreta e humilde”.

Nas palavras do prelado, o património espiritual de Fátima preconiza “a Igreja que queremos”, “que nos pode salvar” e que nos apela a ser como os pastorinhos, todos os dias.

As peregrinações aniversárias das Aparições de Nossa Senhora, assinaladas aos dias 13 entre maio e outubro, têm nos últimos anos contado com a presidência de vários bispos estrangeiros. Este ano, em virtude da pandemia de Covid-19, todas as celebrações têm sido presididas por bispos portugueses.

Oiça a entrevista de D. José Ornelas no podcast #FátimanoséculoXXI:

JM

18 de Setembro de 2020