Palmela: Município atribui Medalha de Honra a D. Manuel Martins

20180117-Homenagem-ESDMM-D-Manuel-Martins-01

O Município de Palmela vai atribuir a sua Medalha de Honra a D. Manuel Martins, a título póstumo, numa cerimónia agendada para dia 20 de setembro, pelas 14h30, no Cineteatro S. João.

D. José Ornelas, bispo diocesano, receberá a distinção honorífica em representação da família do prelado.

Na impossibilidade de assegurar, a 1 de junho, a entrega de medalhas nas comemorações do Dia do Concelho, devido ao contexto de pandemia, a Câmara Municipal de Palmela realiza agora a atribuição das Condecorações Municipais.

D. Manuel Martins “teve um papel insubstituível na região ao longo de décadas, dando voz aos seus problemas e aos mais desfavorecidos e lutando por maior atenção para as especificidades da Península de Setúbal, uma luta que continua a ser travada”, afirma o Município de Palmela em comunicado.

O Dia do Concelho de Palmela 2020 foi comemorado centrado no tema do ‘Desenvolvimento Sustentável’ e o município destaca que o primeiro bispo da Diocese de Setúbal, que vai ser recordado, a título póstumo, foi “homem de coragem, diplomacia e Paz, objetivo último do desenvolvimento sustentável”.

O prelado nasceu em Leça do Balio, na Diocese do Porto, a 20 de janeiro de 1927, onde também faleceu aos 90 anos de idade, a 24 de setembro de 2017.

Iniciou o seu ministério episcopal no dia 26 de outubro de 1975, na recém-criada Diocese de Setúbal, e o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo de bispo residencial a 23 de abril de 1998.

O bispo emérito de Setúbal foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.

D. Manuel da Silva Martins foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, estudou depois Direito Canónico em Roma, na Universidade Gregoriana; Foi pároco de Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, quando foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes ir para Setúbal.

Na Conferência Episcopal Portuguesa D. Manuel Martins foi presidente da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, tendo sido também presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi e da Fundação SPES.

A cerimónia homenageia um conjunto 53 de pessoas, associações e empresas que, com o seu trabalho, ação e exemplo, prestam um valioso serviço ao Concelho de Palmela, nas áreas do Associativismo, Cultura, Desporto, Cidadania e Solidariedade, Economia e Comércio Tradicional, Património Cultural e Desenvolvimento Económico.

JM e © Agência Ecclesia

18 de Setembro de 2020