D. Manuel Martins é homenageado pela autarquia de Palmela

20200920-entrega-medalha-d-manuel-martins-palmela (26)

D. José Ornelas agradeceu o gesto de reconhecimento da Câmara Municipal, em nome da Diocese e da família do falecido prelado “num tributo à memória e ao exemplo intemporal do Bispo Emérito de Setúbal”.

O Município de Palmela distinguiu D. Manuel Martins com a Medalha de Honra do Concelho de Palmela, no grau ouro, a mais alta condecoração municipal, entregue a título póstumo.

A cerimónia, inicialmente agendada para o dia do concelho, assinalado a 1 de junho, e adiada no decurso do confinamento, decorreu no passado dia 20 de setembro no auditório do Cine Teatro S. João.

O bispo diocesano D. José Ornelas recebeu a distinção em representação da família, agradecendo à autarquia, na pessoa do seu presidente Álvaro Amaro, o reconhecimento ao antigo prelado.

Ana Teresa Vicente, presidente da Assembleia Municipal de Palmela, gratulou-se com a presença de D. José Ornelas, reconhecendo a merecida condecoração entregue a D. Manuel Martins, “a quem não fomos a tempo de homenagear antes da sua partida.”

“Ao longo dos 23 anos em que ocupou o cargo de Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins foi uma das figuras mias vibrantes, acarinhadas e incómodas da região, que adotou e o adotou, sedenta de uma figura paterna e de uma voz que falasse em sua defesa”, pode ler-se na longa nota de condecoração.

“Hábil comunicados e convicto da necessidade de trazer a Igreja para fora de portas”, D. Manuel Martins “conseguiu sentir os problemas do povo como seus e nunca virou as costas ao diálogo”, escreve a Câmara Municipal de Palmela.

Saiu para a rua e foi ao seu encontro, optou por uma imagem sóbria no seu quotidiano, viveu as dores de uma diocese profundamente marcada pelo desemprego e pela fome e utilizou a sua posição para denunciar problemas e apoiar os desfavorecidos.”

“A atenção que dedicou à justiça social e a forma aberta como se relacionou com as pessoas e as entidades teve impacto na Igreja Portuguesa e continua a ser fonte de inspiração. De incómodo passou a exemplo, figura incontornável e consensual, admirado pela extraordinária coragem com que defendia as suas causas e a independência face ao poder”, acrescenta o Município.

A autarquia relembra ainda que, na data do seu falecimento, a 24 de setembro de 2017, expressou numa nota enviada à Diocese e família o seu pesar, elogiando o seu “contributo inestimável para o bom relacionamento entre a Igreja, instituições e população e criação de laços de solidariedade e respeito mútuo que prevalecem” salientando que o seu exemplo e memória “continuarão presentes na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.”

Na cerimónia, foram distinguidas 53 pessoas, associações e empresas nas áreas de Associativismo, Cultura, Desporto, Cidadania e Solidariedade, Economia e Comércio Tradicional, Património Cultural e Desenvolvimento Económico. Foi igualmente prestada homenagem às Associações de Bombeiros de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo.

De acordo com o Regulamento das Condecorações Municipais do Concelho de Palmela, a Medalha de Honra “destina-se a galardoar pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado ao Concelho de Palmela serviços de excecional relevância”.

Palmela: Município atribui Medalha de Honra a D. Manuel Martins

23 de Setembro de 2020