Missões: Igreja coloca desafios da pandemia na celebração de outubro missionário

20200923-dia-mundial-das-missoes-2020

“Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8), é o tema escolhido pelo Papa Francisco para viver o Dia Mundial das Missões, que este ano se assinala a 18 de outubro de 2020.

A Igreja Católica em Portugal vai colocar os desafios gerados na pandemia no centro da celebração do outubro missionário, seguindo as orientações do Papa Francisco para esta iniciativa anual.

Guião Missionário 2020/2021 recentemente divulgado apresenta um conjunto de sugestões de oração, celebração e reflexão assentes na economia e ecologia, a partir do pensamento do Papa Francisco, dando um olhar de esperança e responsabilidade perante os flagelos provocados pela pandemia.

“Olhando o mundo, os países e povos aflitos, pode-se sonhar com um terreno mais apto à fraternidade universal: todos irmanados nos mesmos limites e fragilidades, esperamos que sejam também importantes e indispensáveis”, escreve D. Armando Esteves Domingues, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, na introdução ao guião que orienta esta iniciativa.

“Onde o Evangelho já se faz cultura, sonha-se com respostas globais: na educação – o Papa fala de um pacto educativo global -, na saúde – em que uma vacina e a sua distribuição dê prioridade aos mais frágeis -, na “casa comum”, na globalização da fraternidade”, acrescenta.

O bispo auxiliar do Porto recorda o “silêncio incómodo e doloroso” do confinamento, por causa da pandemia, e fala na necessidade de uma Igreja capaz de “sair até às periferias” e de abandonar o cómodo critério do “sempre se fez assim”, que deixe de lado a “ilusão das facilidades e das fantasias enganosas de sucesso”.

O presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), padre Adelino Ascenso, assina uma mensagem neste documento em que apela ao diálogo “existencial” e “experiencial”, nos contactos com pessoas de diferentes religiões, promovendo “uma práxis comum em vista à construção de um mundo mais justo, mais pacífico e mais humano”.

Do medo à renovação: Papa apela a uma Igreja capaz de transformar corações

Na mensagem para este dia, publicada na Solenidade de Pentecostes a 31 de maio, o Santo Padre comparou o momento que estamos a viver à tempestade, “inesperada e furibunda” que os discípulos de Jesus enfrentaram no mar.

“Tal como os discípulos, […] estamos verdadeiramente assustados, desorientados e temerosos. O sofrimento e a morte fazem nos experimentar a nossa fragilidade humana; mas, ao mesmo tempo, todos nos reconhecemos participantes dum forte desejo de vida e de libertação do mal. Neste contexto, a chamada à missão, o convite a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo aparece como oportunidade de partilha, serviço, intercessão. A missão que Deus confia a cada um faz passar do «eu» medroso e fechado ao «eu» resoluto e renovado pelo dom de si.”

O Papa realça que a missão “não é um programa” mas é “Cristo que faz sair a Igreja de si mesma” movida pelo Espírito nos impele e conduz.

“A Igreja, sacramento universal do amor de Deus pelo mundo, prolonga na história a missão de Jesus e envia-nos por toda a parte para que, através do nosso testemunho da fé e do anúncio do Evangelho, Deus continue a manifestar o seu amor e possa tocar e transformar corações, mentes, corpos, sociedades e culturas em todo o tempo e lugar” acrescenta.

O Papa salienta ainda que a missão da Igreja neste tempo passa por compreender o que Deus nos interpela a fazer: “Desafia-nos a doença, a tribulação, o medo, o isolamento. Interpela-nos a pobreza de quem morre sozinho, de quem está abandonado a si mesmo, de quem perde o emprego e o salário, de quem não tem abrigo e comida. Obrigados à distância física e a permanecer em casa, somos convidados a redescobrir que precisamos das relações sociais e também da relação comunitária com Deus.”

Por fim, o Papa convida-nos à oração, “na qual Deus toca e move o nosso coração, abre-nos às carências de amor, dignidade e liberdade dos nossos irmãos, bem como ao cuidado por toda a criação”.

Criado em 1926 pelo Papa Pio XI, o Dia Mundial das Missões comemora-se no terceiro domingo de outubro (em 2020, a 18 de outubro). Com este dia de oração e de evangelização dos povos deseja-se incentivar a cooperação missionária pelo mundo e agradecer o contributo dos missionários na construção de um mundo melhor.

Os donativos recolhidos nas Missas desse domingo destinam-se a apoiar o trabalho das Obras Missionárias Pontifícias.

JM (com Agência Ecclesia)

24 de Setembro de 2020