Óbito: Faleceu o Padre Manuel Soares

20200927-Pe-Manuel-Soares-03

Comunicado de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, a toda a Diocese (26/09/2020)

Acabo de receber a notícia da partida para os braços de Deus do nosso Padre Manuel Bernardo Nobre Soares. Encontrava-se desde a semana passada no hospital de cuidados paliativos Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão, onde, apesar das limitações atuais, teve a possibilidade de ser visitado pela família e por alguns membros do nosso presbitério e por mim próprio.

Vivemos este momento com o luto doloroso que encerra, mas igualmente com a paz e gratidão que nos merece a vida que ele partilhou connosco no serviço da Igreja. Damos graças a Deus pela sua dedicação e bondade, pedimos que o Senhor, Bom Pastor, o acolha nos seus braços poderosos e carinhosos e que faça germinar e frutificar as sementes de humanismo e de fé que o Padre Manuel semeou ao longo da vida.

À família do Pe. Manuel, que, com tanta atenção e carinho o acompanhou na vida e especialmente nestes últimos tempos, exprimo sentidas condolências, em meu nome e em nome da Igreja de Setúbal, dando graças a Deus pelo muito que recebemos deste seu fiel servo.

Agradeço igualmente a dedicação profissional e a proximidade humana das pessoas que acompanharam o Pe. Manuel Soares nos serviços do Hospital Garcia de Orta e do Hospital Nossa Senhora da Arrábida, contribuindo para um percurso de dignidade, de consciência e de esperança, nesta última etapa da sua vida.

+ José Ornelas Carvalho

Bispo de Setúbal

NOTA: O corpo poderá ser velado a partir das 8h30 de segunda-feira, dia 28, na igreja de Santa Maria, Barreiro. Às 11h00 serão celebradas as exéquias presididas por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.

Nota biográfica do Padre Manuel Soares, pelo Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal

O Padre Manuel Bernardo Nobre Soares nasceu no Barreiro em 28 de abril de 1938 e foi ordenado presbítero pelo Cardeal Manuel Cerejeira em 15 de agosto de 1963.

A sua primeira nomeação foi para a paróquia do Lumiar, Lisboa, como vigário paroquial, sendo depois nomeado sucessivamente vigário paroquial de Almada e de Cacilhas. Em outubro de 1984 foi-lhe confiado o cargo de Diretor Nacional da Obra das Migrações, que desempenhou até ao final do ano 2000.

Em 2002, D. Gilberto Canavarro dos Reis nomeou-o Diretor do Secretariado Diocesano das Migrações, exercendo em simultâneo o cargo de Pároco de Vale de Milhaços. A partir de 2014, foi cuidando de diversas capelanias, sendo a última a da Santa Casa da Misericórdia de Almada.

Desde 2008 foi membro da Associação dos Padres do Prado. Também serviu como Assistente Diocesano da Liga Operária – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC).

Faleceu, a 26 de setembro de 2020, no Hospital de Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão.

26 de Setembro de 2020