Breve testemunho sobre o Padre Manuel Soares

20200927-Pe-Manuel-Soares-02

Artigo da autoria do Padre António Sílvio Couto, Pároco da Moita

Quando recebi a notícia do falecimento, no dia 26 deste mês, do Padre Manuel Soares, veio-me uma vontade quase-irreprimível de escrever breves palavras sobre este Padre da nossa diocese.

Conheci-o há cerca de vinte e três anos – dentro de dias fará esta soma o tempo em que estou na diocese de Setúbal.

Talvez pelas suas tarefas entre os emigrantes, tendo o arcebispo de Braga por responsável, o Padre Manuel meteu conversa. Como vinha recomendado por D. Eurico Nogueira para que não interviesse em público naquela que deveria ter sido uma breve estada de um ano, acedi a conversar com o Padre Manuel Soares. Desde então e sempre que nos encontrávamos ele fazia recordar os padres daquela diocese que conheceu nos tempos da emigração.

Porque nunca trabalhámos na mesma vigararia, falávamos nas reuniões com todo o clero da diocese ou em ações de formação, onde o Padre Manuel era frequentador habitual…muito mais do que outros mais novos e com menor experiência de vida.

Recordo as intervenções frequentes do Padre Manuel Soares. Para alguns pareciam soar a ‘inocentes’ e desarticuladas dos seus saberes de recém-formados. Para outros mais ‘ilustrados’ como que versaria a provocação de gente vinda do meio laboral. Uns tantos davam por perdida a intervenção – pergunta, objeção, contraposição, correção – trazida à liça pelo Padre Manuel Soares. Outros ainda ferviam em lume brando com aquilo que o Padre Manuel perguntava, mas que os deixava na dúvida sobre a sua inteligência…

Habituei-me a escutar as suas intervenções – mesmo naquilo que escrevia e fê-lo por longo tempo no jornal diocesano – com coração atento, mente preocupada e vontade desperta. Sob o seu ar descontraído estava um homem de Deus, que serviu a Igreja e soube ser simples sem se manchar com o rótulo do simplório.

Ainda no seu tempo de doença falamos algumas vezes, por mensagem e ao telefone. Agora que ele partiu sinto saudade de um padre que o era por convicção, mesmo que nem sempre entendido por todos. Mas teremos de o ser?

Obrigado, Padre Manuel Soares. Reze, agora, por nós, que ainda vivemos neste tempo de pandemia.

Padre António Sílvio Couto

Óbito: Faleceu o Padre Manuel Soares