Padre Manuel Soares (1938-2020): um homem que viveu e anunciou o Evangelho

20200928-exequias-funebres-padre-manuel-soares (5)

As exéquias fúnebres marcaram a despedida do sacerdote, esta segunda-feira na Igreja de Santa Maria, no Barreiro, sua terra natal. A celebração foi presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, e contou com a presença de dezenas de familiares, amigos, fiéis e sacerdotes da Diocese.

Saudando os familiares presentes, D. José Ornelas elogiou a dedicação do Padre Manuel Soares à Igreja, que o apresenta nesta hora “com mágoa mas também com a alegria da esperança do Evangelho”.

Numa leitura inspirada pela vida do sacerdote, D. José Ornelas comentou o Evangelho proclamado na celebração, na qual é relatado o regresso dos discípulos para junto de Jesus depois de uma primeira missão para anúncio do Evangelho.

Tal como os discípulos, o Padre Manuel Soares “aprendeu a reconhecer Deus como Pai, seguindo o exemplo de Jesus”, inspirando-nos também “a conhecer o Pai com o nosso coração de filhos”.

Para o prelado, o Padre Manuel Soares deixou-se acolher no amor misericordioso de Deus sabendo que a sua vida “estava nas mãos do Pai”.

“Neste momento não deixo de sentir a dor, especialmente tendo acompanhando estes últimos tempos de doença e maior fragilidade. Acompanhando-o, não pude deixar de sentir a beleza da fé e o consolo do sentido da vida a que o Padre Manuel foi chamado”, confidencia D. José Ornelas.

O Bispo de Setúbal manifestou a sua gratidão a todos os que acompanharam o Padre Manuel Soares na última etapa da sua vida: os familiares, especialmente as irmãs, todos os que o puderam visitar nos últimos tempos e em particular todos os profissionais dos serviços do Hospital Garcia de Orta e do Hospital Nossa Senhora da Arrábida.

Agradeceu “a dedicação profissional e a proximidade humana” de quem, no meio de situações de grande fragilidade, “apoio, acarinha, dá esperança e ajuda a superar as dificuldades que se estão a enfrentar”.

O corpo do Padre Manuel Soares foi sepultado ao início da tarde no Cemitério de Vila Chá, no Barreiro.

O sacerdote, que desempenhou várias funções ao serviço da Diocese e que foi Diretor Nacional da Obra das Migrações, faleceu no passado sábado, dia 26 de setembro, na Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados do Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão.

Óbito: Faleceu o Padre Manuel Soares

28 de Setembro de 2020