Palmela: sagração do novo altar da igreja de Aires

20200928-altar-aires-2

No passado dia 13 de setembro de 2020, a comunidade de Santo António de Aires, Paróquia de Palmela, celebrou a sagração do seu novo altar.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e concelebrada pelo Padre José Miguel Joaquim, à data ainda Pároco de Palmela.

A primeira leitura foi tirada do Livro do Profeta Ezequiel, e fala-nos da torrente de água que saía do Santuário e que fazia brotar vida. Do mesmo modo também do nosso altar sai uma torrente de vida e alimento, como deu conta o Bispo diocesano durante a sua homilia.

O novo altar da comunidade de Aires é composto por um bloco de madeira de cedro compacto, ornamentado com doze folhas de videira, as quais nos reportam para os doze Apóstolos reunidos na Última Ceia, com Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Por cima do altar existe uma cúpula, onde se encontra uma cruz suspensa, para evidenciar a relação do sacrifico de Cristo, e que nos ajudar a fazer a ligação entre a Terra e o Céu.

Nesta mesma Eucaristia a comunidade fez a sua despedida do Pároco, que em breve tomará posse na Paróquia de Pinhal Novo. A assembleia reunida mostrou-lhe todo o seu afeto e, impulsionada por D. José Ornelas, deu-lhe uma salva de palmas prometendo rezar pela sua nova missão.

Elisabete e Fernando Saraiva, Paróquia de Palmela (texto e fotografias)

28 de Setembro de 2020