comprehensive-camels

Europa: “Ninguém deve ser excluído, também na distribuição da vacina”

20200930-europa-CCEE_Setembro2020

Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) realizou encontro anual através das plataformas digitais. D. José Ornelas participou pela primeira vez na qualidade de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Os presidentes das Conferências Episcopais da Europa afirmaram que o isolamento em relação aos outros como defesa pessoal “é contra os direitos humanos” e lembram que ninguém “deve ser excluído” na distribuição de uma vacina contra a Covid-19.

No fim da Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que este ano decorreu não presencialmente mas através das plataformas digitais, os bispos dirigem uma mensagem à Europa, no contexto da pandemia.

“Se a relação faz parte da nossa natureza, então todo o isolamento em relação aos outros para defesa pessoal, todo o interesse individual, a ponto de lucrar com os adversidades, é contra a dignidade da pessoa, contra a comunidade: é contra os direitos humanos”, afirmam.

No documento do CCEE, sublinha-se que “ninguém deve ser excluído, também na distribuição da vacina”.

Os bispos europeus indicam a necessidade de uma “confiança redescoberta” para “encarar o futuro” com “confiança nos outros e na vida” e apelam a uma “solidariedade renovada entre as pessoas, os povos e as nações”.

“A experiência universal mostra que todo o ser humano tem necessidade dos outros, que ninguém é autossuficiente. Basta um vírus invisível para acabar com a ilusão de ser ‘invencível’”, afirma-se no documento.

A Assembleia Plenária da CCEE expressa “gratidão aos médios, aos operadores sanitários, às forças de segurança, aos voluntários que, na exemplo de Cristo, têm ajudado a população em dificuldade, especialmente os mais frágeis”.

Os bispos da Europa recordaram o “drama de tantas pessoas refugiadas e migrantes” e afirmam que “é necessário trabalhar em conjunto e continuar a dialogar com os governantes para defender a vida e a dignidade de todas as pessoas”.

“Esperamos uma solução pacífica na Bielorrússia no caminho do diálogo e da reconciliação. Além disso, estamos próximos do povo libanês, profundamente ferido pelos acontecimentos recentes”, acrescentam.

A CCEE dirige-se também às comunidades crentes expressando “admiração e afeto pela resposta imediata nesta situação de crise”, exortam ao trabalho “em conjunto com outras confissões cristãs e com outras religiões” e apelam à “paciência e perseverança” para retomar a vida das comunidades religiosas.

Agência Ecclesia

Foto: Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
30 de Setembro de 2020