Sesimbra: Paróquias assinalaram Festas de Nossa Senhora do Cabo

20200930-cirio-nossa-senhora-do-cabo-01

No passado domingo, 27 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, no Cabo Espichel acolheu alguns peregrinos que se reuniram para invocar a proteção de Maria.

As habituais Festas em Honra de Nossa Senhora do Cabo deram lugar, este ano, a uma celebração mais pequena com Eucaristia no espaço exterior do Santuário, onde foi assegurada a disposição de cadeiras e o devido espaçamento social.

O Pároco de Santiago, Padre Manuel Silva, presidiu à celebração e o Pároco do Castelo, Padre Eduardo Nobre, concelebrou, na presença de algumas dezenas de fiéis.  A autarquia esteve representada pelo Presidente da Câmara, Francisco Jesus, e as Presidentes das Juntas de Freguesia de Santiago e do Castelo, Laura Correia e Maria Manuel Santos.

“Num cenário excecional, Sesimbra veio este ano prestar homenagem e fazer oração àquela que, há séculos, é a nossa “estrela do mar”. Protetora dos pescadores quando andam perdidos na tempestade marítima, mas também protetora de todos nós, quando nos deixamos enrolar pelas tempestades da vida” pode ler-se no Boletim Paroquial de Santiago.

“A mensagem do Evangelho chegou-nos clara e encorajadora: Jesus abraça-nos como irmãos, quando aceitamos a vontade do Pai. Deste modo, qualquer cruz que ensombre a nossa vida, pode florescer” comenta a redatora, Silvina Palmeirim.

“Caminhando pela esplanada, impressionava aquele ambiente inteiramente espiritual, despojado dos arraiais e guloseimas. Em tempo de pandemia, aquele despojamento total vinha-nos como uma lição: a resposta de Jesus ao tentador no deserto: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.’”

No último fim de semana de setembro, a Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a mais antiga celebração da região, com mais de 600 anos, continua a atrair a este lugar singular centenas de peregrinos, que aproveitam estes dias para um tempo de reflexão espiritual.

O momento mais importante da festividade é a procissão, no domingo, às 17 horas, que percorre todo o Santuário. Os festejos terminam habitualmente na segunda-feira com a Missa de Sufrágio aos Antigos Romeiros.

JM

01 de Outubro de 2020