Setúbal: Convento de Jesus reabre ao público depois de um longo período de requalificação

20201002-Convento_Jesus_Exterior

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, preside à celebração eucarística dia 11 de outubro, pelas 11 horas, com a participação do Grupo Coral Luísa Todi.

O monumento nacional reabre ao público no fim de semana 10 e 11 de outubro com um vasto programa cultural promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, que contempla momentos musicais, visitas guiadas e um espetáculo de vídeo mapping na fachada principal do edifício.

O monumento, que é património nacional, esteve vários anos em abandono e evidente estado de degradação até a Câmara Municipal, em 2012, ter assumido a responsabilidade do processo de reabilitação do edifício.

A primeira empreitada na obra arquitetónica permitiu a sua reabertura em junho de 2015, 23 anos após ter sido encerrada. Dois anos depois, em outubro de 2017, o espaço fechou novamente para o arranque da segunda fase de trabalhos, que incluíram a recuperação da zona dos claustros, sala do capítulo, coro alto e espaço envolvente do convento.

A requalificação do espaço ainda não está terminada. Concluídas as duas primeiras fases, haverá uma terceira etapa para a recuperação das restantes áreas interiores, nas alas norte e nascente do convento. Para a quarta fase, fica a construção de um depósito para o espólio arqueológico e artístico do Museu de Setúbal, instalado na zona conventual do complexo.

Colaboração da Igreja e do Estado na valorização do património

Construído no final do século XV, em terrenos cedidos à Coroa por um particular, o convento foi, em 1494, o local escolhido para a ratificação do Tratado de Tordesilhas, com que Portugal e Espanha dividiram o mundo. Acolheu as freiras de um ramo da Ordem Franciscana (clarissas) até 1888, e, posteriormente, albergou o antigo Hospital do Espírito Santo até 1959.

Classificado como Monumento Nacional em 1910, acolhe desde o início da década de 60 do século XX o Museu de Setúbal, acervo com diversas coleções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, algumas com dimensão internacional.

A Igreja do Convento de Jesus, apesar de continuar a ser propriedade do Estado, agora na titularidade da autarquia, continua com afetação permanente ao serviço da Igreja como espaço de culto, de acordo com o que foi protocolado com a Câmara Municipal em 2017.

Na altura foi dada à igreja de Jesus a figura canónica de “Reitoria”, isto é, o estatuto de uma igreja que, não estando diretamente ao serviço de uma comunidade específica (paróquia, por exemplo), oferece a quantos o desejem celebrações e outras manifestações religiosas e culturais que esclareçam e alimentem a fé.

O primeiro e atual Reitor, nomeado a 21 de setembro de 2017, é o Vigário Geral, Padre José Lobato.

Reabertura em festa

Do programa cultural apresentado pela Câmara Municipal de Setúbal, fará parte um apontamento musical no dia 10, às 18h00, pela Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, e uma visita guiada ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus pelas 18h30, com circuito musical.

“O programa cultural de dia 10 conta ainda com o espetáculo de vídeo mapping “Convento de Jesus”, evento de grande impacte visual, com projeção na fachada principal do monumento, dinamizado por Ocubo, com sessões às 21h00 e às 23h00, assim como um concerto oficial de abertura, às 21h15, a cargo de Rodrigo Leão, o qual conta com a participação especial do Coro Feminino TuttiEncantus, ambos no renovado Largo de Jesus”, anuncia a autarquia em comunicado.

No domingo, pelas 15 horas, haverá uma iniciativa do Coro Setúbal Voz no Convento, que apresenta “Uma Alegria sem Fim que chega a ser Dor (coros de Dor e Amor)”, visitas guiadas e comentadas e a apresentação da peça “Quadro Vivos de Caravaggio”, encenada por Ricardo Barceló, com sessões às 18h30 e as 21h30.

“De acordo com as normas sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde relativas à pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara e o respeito pelo distanciamento físico em todos os eventos do programa dinamizado no âmbito da reabertura do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”, informa a Câmara Municipal, realçando que a entrada em todos os momentos é gratuita mas sujeita à reserva de lugares pelo telefone 265 537 890, pelo email conventodejesus@mun-setubal.pt ou na Casa da Cultura.

Mais informações aqui.

02 de Outubro de 2020