S. Sebastião: Filme-concerto “Nesta Serra do mar largo cercada”

20201007-s-sebastiao-filme-concerto-1

Iniciativa cultural inserida na nova temporada “Sons da Arte”, decorreu no sábado de 26 de setembro na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

A Paróquia acolheu um magnífico filme-concerto, começando com a curta-metragem “A Serra de Agostinho”, da autoria de Alberto Pereira, em que Nuno David protagoniza a personagem de Frei Agostinho da Cruz e estiveram como declamadores Dina Barco e João Completo.

Seguiu-se o concerto multimédia da banda e-Vox “Nesta Serra do mar largo cercada”, com os músicos Salvador Peres, Alberto Pereira e Diná Peres. Tanto o guião, como a banda sonora do filme e os temas cantados sobre sonetos do poeta, são da autoria de Salvador Peres.

Ainda no ano em que terminariam as comemorações oficiais dos 480 anos do nascimento de Frei Agostinho da Cruz, homenageou-se mais uma vez o poeta eremita, acompanhando-o numa revisitação à Serra da Arrábida pelos lugares que calcorreou e viveu.

Num ambiente intimista e vivamente espiritual da igreja, todos os intervenientes se emocionaram com a envolvência e o trabalho final do filme-concerto. Do mesmo modo, o público ficou maravilhado com a prestação do grupo e toda a ambiência propícia ao conhecimento da vida e poesia mística de Frei Agostinho da Cruz.

Tal como em outros eventos, esteve presente o Dr. Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, e a Ordem Franciscana nas pessoas de Frei Hermínio Araújo e Frei Miguel Loureiro.

A iniciativa contou ainda com a parceria sempre presente da Casa Ermelinda Freitas, representantes de instituições e empresas, bem como muitos amigos, alguns ligados à cultura da cidade, que vêm apoiando e acompanhando esta causa.

O filme-concerto sobre Frei Agostinho da Cruz dos grupos Synapsis e e-Vox, decorreu dentro das regras e condicionalismos de saúde pública e segurança que o tempo obriga.

Estas ações dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, com o grande impulso do Padre Casimiro Henriques, decorrem há três anos, visando a recuperação arquitetónica e artística da igreja, mas com o propósito de também levar a arte da mesma à cidade de Setúbal.

Ainda neste serão cultural foi inaugurado o projeto São Sebastião digital, apresentando um website totalmente dinâmico e reestruturado, bem como as novas páginas nas redes sociais, para além do Facebook, onde o próprio filme-concerto foi transmitido em direto.

Com a vinda da pandemia, surgiu a necessidade de transmitir as missas on-line para o exterior, trazendo a digitalização à Paróquia que agora pretende desenvolver e apresentar-se de uma forma mais completa. Assim, foi distribuída uma pagela com S. Sebastião, sob a forma de marcador, que diz: “ Bem-vind@ à nossa paróquia digital. A todos desejamos boas navegações!”. Esta pagela possui um QR Code que remete diretamente para o Facebook, Instagram e Youtube. Estes novos meios, acompanhando os tempos, levam a Igreja de S. Sebastião para além do seu espaço físico, transportando também o seu serviço ao exterior.

Do mesmo modo, esta preocupação de levar a Arte para fora da Igreja, leva à projeção de novos eventos culturais, que para além de visarem a conservação do património coletivo, garantem a ponte entre o passado e o presente, que conduza a um futuro que orgulhe as gerações vindouras.

Isabel Melo, p´los Amigos da Paróquia de S. Sebastião

Fotos: Simões da Silva