comprehensive-camels

Fiéis Defuntos: Bispos pedem às autoridades que evitem encerramento de cemitérios

20201013-cemiterio-azeitao-CMSetubal

Os bispos católicos pedem que os decisores políticos tenham em consideração que a emergência sanitária dura desde março.

“Muitas famílias enlutadas neste período nem sequer puderam acompanhar adequadamente os seus entes queridos em exéquias muitas vezes celebradas, como diz o Papa Francisco, de um modo que fere a alma”, assinala a CEP.

Projetando as celebrações do início de novembro, os responsáveis católicos sublinham a necessidade de cumprir as regras já estabelecidas e aumentar a oferta, sobretudo no dia 2 de novembro, “em horários que sejam mais convenientes à comunidade”.

Para diminuir ocasiões de maior aglomeração de pessoas, recomendamos aos párocos que considerem nestes dias, em coordenação com as autoridades locais, a possibilidade de celebrar a Eucaristia nos cemitérios”.

O padre Manuel Barbosa explicou aos jornalistas que as indicações serão concretizadas no diálogo entre cada diocese e as autoridades locais, de acordo com as “condições se segurança”.

O responsável sublinhou que algumas autarquias já decidiram pelo encerramento dos cemitérios.

“Nós apelamos a que não haja esse encerramento, mas haja cuidado, mesmo estando abertos, quanto ao número máximo de pessoas”, reforçou o porta-voz da CEP.

Quanto às romagens que é costume realizar nos cemitérios em sufrágio dos Fiéis Defuntos, os bispos sugerem que se façam “com acompanhamento mínimo, respeitando sempre as normas de segurança e de saúde”.

No dia 14 de novembro, às 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima, a Conferência Episcopal vai celebrar uma Eucaristia de sufrágio pelas vítimas da pandemia em Portugal.

Questionado sobre as eventuais limitações à celebração do Natal, o porta-voz da CEP disse que o atual momento de pandemia se deve viver “com ousadia, esperança”, sem deixar de parte “cautela, todo o cuidado”.

“Seguiremos as orientações que forem dadas, naturalmente”, acrescentou o padre Manuel Barbosa.

Agência Ecclesia

Foto: Cemitério de Azeitão, Câmara Municipal de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
13 de Outubro de 2020