“Parte de ti”: Convívios Fraternos de Setúbal dão início ao ano pastoral com convite ao testemunho

20201002-parte-de-ti-banner2

A presença diocesana do movimento define tema para o ano interpelando os jovens a partirem de si para Cristo e a serem testemunhas do Evangelho no mundo.

A temática escolhida para os encontros mensais, realizados nas vigararias, inspira-se no tema da mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude de 2021 “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (cf. At 26,16).

“Parte de ti… Levanta-te dos teus comodismos, dos teus medos e tristezas! Parte de ti… entrega-te e confia no Senhor! Pedimos a graça de fazer verdadeiramente Parte de Ti! Deste Corpo que se move por Amor e onde todos somos um só em Ti e por Ti! Que todas as nossas ações, palavras partilhadas e saberes partam de Ti!” convida Ana Inês Agostinho, presidente do Secretariado Diocesano do Movimento.

Abordando questões do quotidiano dos jovens, a dinâmica “Parte de ti” procura fazer caminho com os convivas, à luz da Palavra de Deus e tendo como referência figuras de santidade da nossa história.

Este tempo também será dedicado ao aprofundamento de alguns textos de pensadores cristãos como o Padre Vasco Pinto de Magalhães, o Cardeal D. José Tolentino Mendonça e o próprio Papa Francisco.

Os encontros vicariais vão manter-se na terceira semana do mês, a iniciar já em outubro. Por força dos constrangimentos da pandemia, os momentos vão decorrer numa modalidade mista (presencial e digital), privilegiando quando possível o encontro presencial e respeitando todas as normas sanitárias em vigor.

Recorde-se que o Movimento iniciou em 2018 uma caminhada renovada. Assente na ação dos núcleos vicariais, estes dinamizam encontros mensais subordinados a um tema comum que percorre o ano pastoral, terminando num grande encontro diocesano.

No ano passado, o lema vivido foi “Jovem ConVida”, em linha com o tema da Jornada Mundial da Juventude 2020 “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” (Lc7, 14) e que levou a uma participação média de 80 jovens todos os meses.

Os Convívios Fraternos são um movimento de espiritualidade e de ação para jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”.

Nos mais de quarenta anos de presença do movimento em Setúbal, contabilizam-se 84 convívios fraternos de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na Diocese de Setúbal cerca de 2760 jovens.

Datas dos primeiros encontros vicariais (por videoconferência, via ZOOM):

• Almada: 19 de outubro, segunda-feira, às 21h15
  • Barreiro-Moita/Montijo: 24 de outubro, sábado, às 21h30