S. Sebastião/Setúbal: Adolescentes da Catequese do 8ºano passam para o Grupo de Jovens em celebração

20201014-s-sebastiao-pastoral-jovens-adolescentes

A Paróquia de São Sebastião celebrou no dia 11 de outubro de 2020, na eucaristia dominical, a passagem para a Pastoral Juvenil dos adolescentes que concluíram o 8º volume do seu percurso na catequese de Infância e adolescência e agora, no setor  da Pastoral Juvenil darão continuidade à sua caminhada, nos 9º e 10º  volumes, a última fase da catequese com a preparação para o sacramento da Confirmação (Crisma).

Na presença de toda a comunidade paroquial, e em especial das anteriores catequistas, dos animadores e dos restantes jovens, os adolescentes receberam, cada um, das mãos do seu Pároco, Padre Casimiro, uma réplica da cruz com um coração no centro (da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos), usada ao peito pelo nosso Bispo Diocesano D. José Ornelas, como sinal da presença e do amor de Cristo na passagem para esta nova etapa de amadurecimento da fé. Os novos elementos do Grupo de Jovens assumiram ainda, perante toda a comunidade paroquial, o compromisso de serem presença de Cristo Ressuscitado e, através do seu testemunho de jovens cristãos, tocar outros jovens, ajudando-os a reerguerem-se e a ressuscitar para a vida nova que Cristo nos dá.

Antes da eucaristia, os adolescentes participaram pela primeira vez num encontro jovem que marcou o início das atividades do setor de Pastoral  Juvenil da Paróquia, onde foram acolhidos e integrados pelos animadores e pelos restantes jovens, e cujo tema de partilha e reflexão foi “Jovem, eu te digo: Levanta-te”, tema escolhido pelo Papa Francisco para o presente ano, integrado no itinerário juvenil rumo à Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023, que terá lugar pela primeira vez em Portugal e que contará com a presença do Santo Padre e de mais de 1 milhão de jovens de todo o mundo.

Desde 2018, que a Paróquia de São Sebastião tem vindo a preparar-se para reformular a sua pastoral de jovens, e articulá-la com a catequese da infância e adolescência, bem como com os agrupamentos 59 e 1117 do CNE.

Nesse sentido, nos últimos dois anos, catequese, escuteiros e grupos de jovens, pensaram, refletiram e organizaram a pastoral juvenil paroquial.

No passado domingo, aconteceu essa passagem dos jovens até agora integrados na catequese da infância e adolescência para o Grupo de jovens, que passa a trabalhar em estreita ligação com os agrupamentos 59 e 1117 do CNE.

Paróquia de São Sebastião

14 de Outubro de 2020