Charneca de Caparica: 28 nos primeiros Crismas depois da pandemia

20201017_crismas_0138 - Cópia

No passado sábado, 17 de outubro, a Paróquia da Charneca de Caparica teve a alegria de – finalmente – celebrar o Sacramento da Confirmação de 28 dos seus jovens e adultos. A Eucaristia decorreu no Pavilhão de Nossa Senhora da Rosa, junto ao local de construção da nova igreja.

Devido à pandemia, a celebração foi adiada vários meses, mas agora, em celebração presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, esta pôde finalmente acontecer, naquela que foi a primeira celebração do Sacramento da Confirmação depois da pandemia se declarar, na Diocese de Setúbal.

A Eucaristia decorreu com toda a segurança, no estrito respeito pelas normas emitidas pela Conferência Episcopal e pelas recomendações da DGS.

Aos crismandos, D. José Ornelas recordou a necessidade do seu empenho no serviço ao próximo, cumprindo também aquilo que é de justiça dar a Deus, ilustrando assim a responsabilidade de todos em dar a César e a Deus o que é justo e necessário que se dê.

Referindo-se à construção da nova igreja, que decorre mesmo ao lado do local onde a Eucaristia foi celebrada, o prelado formulou votos de que todos se empenhassem na construção da Igreja, edifício e comunidade, e que os próximos Crismas fossem já no novo templo.

Devido às normas sanitárias em vigor não pode haver convívio no final, mas a todos o Bispo de Setúbal deixou uma saudação calorosa, visitando posteriormente e de forma breve o edifício em construção.

Padre Francisco Mendes, Pároco de Charneca de Caparica

Fotos: Ricardo Perna