CNE: está aberto o ano escutista na Região de Setúbal

20201009-conselho-regional-cne (2)

O pavilhão multiusos Quinta da Marialva em Corroios acolheu, no passado dia 9 de outubro, o Conselho Regional (CR) que decorreu no cumprimento rigoroso das normas da Direção Geral de Saúde. Com os distanciamentos devidos e a higienização assegurada, foi possível realizar este momento, determinante para o arranque das atividades escutistas na Região de Setúbal.

Os momentos iniciais ficaram marcados pela Celebração da Palavra que enquadrou a leitura do decreto de nomeação dos Assistentes Regionais. Na impossibilidade da presença de D. José Ornelas, ficaram as suas palavras contidas neste decreto que dá posse aos padres Álvaro Lago, Casimiro de Abreu e João Rosa para o acompanhamento espiritual dos escuteiros na Diocese de Setúbal.

A Chefe Regional chamou a atenção para o ano “diferente” que o CNE está a iniciar, e, independentemente de todas as restrições, apelou a “passos seguros, mas determinados” que garantam aos nossos escuteiros a vivência do ideal que nos une.

A prioridade será sempre a segurança, mas também manter vivo o Movimento nas suas diversas atividades e vivências. Ana Margarida Chagas, reconhecendo o esforço que todos os agrupamentos estão a fazer para arrancar atividades, pediu o empenho de todos para alimentarem a comunicação com as crianças e jovens escuteiros para que os distanciamentos de segurança se mantenham, mas não se transformem em afastamentos afetivos em relação ao escutismo e aos agrupamentos.

Do Conselho Regional saiu também a eleição dos representantes da Região no Conselho Nacional de Representantes. Foram eleitos, os dirigentes Guilherme Núncio, Vasco Guerra, Laura Fidalgo, e José Galvão e, pela primeira vez, uma Caminheira, a Beatriz Palma do Agrupamento 690 do Barreiro. Ficam como suplentes os dirigentes Rui Teixeira e João Francisco Silva.

O CR aprovou também o Relatório e Contas 2019/2020 e o Plano e Orçamento 2020/2021. Na ocasião, a Junta Central fez-se representar para entregar algumas distinções a Agrupamentos e elementos da Região, a propósito do bom serviço prestado ao “Oceanos” o Acampamento Nacional de Escuteiros Marítimos que decorreu na Região de Setúbal, na Base Naval do Alfeite em 2018.

“É um tempo difícil para os sonhadores, mas não desistiremos nunca de ser realizadores de sonhos!” sublinhou finalmente a Chefe Regional para anunciar que “arrancamos a sonhar em Verde”, com a nomeação do dirigente Mário Ferreira para Chefe de Campo da Segunda Secção no ACANAC do Centenário agendado para 2022, em que caberá à Região de Setúbal a organização do campo dos Exploradores, por convite da Junta Central.

Junta Regional de Setúbal

20 de Outubro de 2020