Cursilhos de Cristandade: movimento dá início a ano pastoral 2020/2021 com recoleção

20201018-mcc-atividade-inicio-de-ano (3) - Cópia

Foi no passado domingo, 18 de outubro, e em Recoleção presencial, realizada no Santuário do Cristo Rei, em Almada, que o Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal deu início às suas atividades para o ano pastoral de 2020-2021.

Fruto do contexto pandémico em que a Humanidade se encontra, este ato do MCC Setúbal foi pensado e executado ao pormenor, tanto no local da sua realização, como na forma como os Cursilhistas foram acolhidos e, ainda, no planeamento e andamento dos trabalhos, tendo em vista o cumprimento de todas as regras e orientações da Igreja e das autoridades de saúde.

A Presidente do Secretariado, Mariana Dias, deu início aos trabalhos da manhã, dando as boas vindas a todos os dirigentes da Escola de Formação, oriundos das várias vigararias e paróquias da Diocese, manifestando a alegria e o entusiasmo no acolhimento de tantos quantos, escutando o assobio do Nosso Bom Pastor, deram o seu renovado “sim” a este apelo do Senhor para sermos a Sua Igreja.

De facto, e ainda que não fosse possível o contacto pessoal entre todos os irmãos presentes, foi notório o enorme júbilo no reencontro, após tantos meses de distanciamento físico, dado que, desde a declaração de estado de emergência, em março, todas as atividades do MCC se realizaram online.

Após as orações e preces da manhã e tendo por base o enquadramento da situação atual que vivemos, foram feitas as explicações que estiveram na base da criação do calendário de atividades para este ano pastoral que agora se inicia, tendo o mesmo sido apresentado pela Secretária, Rosete Santana.

Pela voz do António Villas Boas, fomos, também, informados da realização do II Congresso Nacional do MCC, nos dias 28 e 29 de novembro, em Fátima.

A Recoleção do MCC Setúbal terminou com a celebração Eucarística presidida pelo nosso Diretor Espiritual, Padre Miguel Alves e, à boa maneira Cursilhista, encerrou ao som do De Colores.

P´lo Grupo de Comunicação do MCC Setúbal

Isabel Camacho