D. Manuel Martins: nova estátua será inaugurada no 45.º aniversário da Ordenação Episcopal do primeiro Bispo de Setúbal

20201021-Ordenacao-D-Manuel-Martins

A homenagem terá lugar dia 26 de outubro, segunda-feira, na Sé de Setúbal com Eucaristia de Ação de Graças e inauguração da escultura no Largo da Catedral.

A celebração está agendada para o dia em que se cumprem 45 anos da Ordenação Episcopal de D. Manuel Martins, primeiro Bispo de Setúbal. Terá início pelas 16 horas, com Eucaristia na Sé de Setúbal, seguindo-se no exterior da Catedral a inauguração da estátua, da autoria da escultora Maria José Brito. A iniciativa é uma organização conjunta da Diocese de Setúbal e da Câmara Municipal de Setúbal.

A participação na celebração eucarística será reduzida a convidados e à capacidade de acolhimento da Sé de Setúbal, tendo em conta o limite de lugares definido e seguindo as normas da Direção Geral de Saúde para a pandemia de Covid-19. O uso de máscara é obrigatório.

Paróquias, secretariados, departamentos, comunidades de vida consagrada e demais instituições diocesanas foram convidadas a estar presentes por intermédio de um representante. Para toda a comunidade, a Diocese de Setúbal aconselha a acompanhar a celebração transmitida através das redes sociais da Diocese.

A 26 de outubro de 1975, nas suas primeiras palavras como Bispo diocesano, D. Manuel Martins afirmava:

“Nasci Bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui proclamarei o Cristo vivo – que veio e está no meio de nós – o único que pode alicerçar na fraternidade, a sociedade justa que é a aspiração angustiante de todos nós.”

D. Manuel da Silva Martins nasceu em Leça do Balio, na Diocese do Porto, a 20 de janeiro de 1927, onde também faleceu aos 90 anos de idade, a 24 de setembro de 2017.

Ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, estudou depois Direito Canónico em Roma, na Universidade Gregoriana. Foi pároco de Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, quando foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha.

Foi nomeado como Bispo para a recém-criada Diocese de Setúbal a 16 de julho de 1975, iniciando o seu ministério episcopal no dia 26 de outubro do mesmo ano, e o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação a 23 de abril de 1998.

O bispo emérito de Setúbal foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.

Na Conferência Episcopal Portuguesa D. Manuel Martins foi presidente da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, tendo sido também presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi e da Fundação SPES.

21 de Outubro de 2020