Escolas Católicas: V Peregrinação a Fátima evoca “educação ao serviço da família”

20201022-peregrinacao-fatima-frei-luis-sousa (5)

Iniciativa “reduzida e simbólica” contou com a participação do Externato Frei Luís de Sousa.

À margem da Semanal Nacional da Educação Cristã, as escolas católicas portuguesas realizaram a 5ª edição da peregrinação nacional ao Santuário de Fátima.

Em virtude da evolução da pandemia de Covid 19, a iniciativa foi “reduzida, simbólica, mas animada”, como afirma o Diácono Fernando Magalhães o diretor do Externato Frei Luís de Sousa em mensagem enviada à comunidade educativa.

“Apesar de todas as circunstâncias, a organização não quis deixar de peregrinar até à Mãe, a quem vamos agradecer e pedir especial protecção. Fazemo-lo, no entanto, nestas especiais adaptações, com sentido de responsabilidade e de respeito pela segurança de todos” afirma o responsável, também presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).

O programa consistiu exclusivamente na celebração da Eucaristia na Capelinha das Aparições presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

A celebração foi transmitida online, contando com representantes de 20 escolas de todo o país. O Externato Diocesano fez-se representar pelas professoras Isabel Costa e Ana Cristina, o senhor António Júlio e o Padre Rui Gouveia.

D. António Moiteiro, na celebração, defendeu a valorização das Escolas Católicas, abordando os desafios que se colocam à educação e à escola católica, recordando o pacto educativo apresentado pelo Papa Francisco na última semana.

O presidente da CEECDF sublinhou a importância do envolvimento no processo educativo por parte de “todos os que acreditam neste potencial que é preparar o futuro educando hoje”, salientando que a escola e a educação devem ser sempre “um serviço à família”.

O bispo de Aveiro recordava a propósito, a mensagem para a Semana Nacional da Educação Cristã, a decorrer até domingo, onde a Comissão Episcopal refere que “é necessário fortalecer e apoiar a família como Igreja doméstica”.

“Ela é o sujeito principal da educação”, apontou.

A peregrinação ocorre num momento difícil para muitas escolas católicas, que se debatem com o fim ou a redução do financiamento público ao abrigo de contratos de associação.

Em Portugal existem cerca de 144 escolas católicas, do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, que são frequentadas por cerca de 73 mil alunos.

JM e Agência Ecclesia

22 de Outubro de 2020