comprehensive-camels

Fiéis Defuntos: Cemitérios na Diocese de Setúbal permanecem abertos

20201030-fieis-defuntos

Autarquias da Península optaram por manter o acesso aos cemitérios no fim-de-semana e Dia dos Fiéis Defuntos.

A pandemia de Covid-19 levou as autoridades locais a tomar medidas de segurança de modo a proteger a saúde pública, com o Conselho de Ministros a aprovar uma resolução que impede a circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro. Algumas autarquias, por todo o país, optaram pelo encerramento dos cemitérios nesses dias.

Os nove municípios que integram a extensão da Diocese de Setúbal decidiram manter os cemitérios abertos, adotando medidas adicionais de contingência e alargando, em vários espaços, o período de visita.

Em todos os cemitérios é necessário cumprir as normas de segurança que as autoridades de saúde indicam, sendo obrigatório o uso da máscara, a higienização das mãos na entrada dos cemitérios e o distanciamento físico mínimo de dois metros (exceto para coabitantes). Relativamente ao ajuntamento de pessoas, as autarquias definem limites que variam entre as 2 e as 10 pessoas.

Alcochete

Por ser esperada uma maior afluência, o Cemitério de Alcochete estará aberto com horário alargado, das 08h00 às 17h30, nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro. Nos restantes dias, o espaço está aberto das 08h00 às 13h00.

De acordo com a informação disponibilizada pela Câmara Municipal, como medida preventiva, será efetuado um controlo dos aglomerados que não deverão ser superiores a 5 pessoas.

O Cemitério da Freguesia do Samouco estará aberto no horário habitual, entre as 8 horas e as 17 horas, tendo os visitantes de cumprir as medidas de segurança.

Almada

A autarquia decidiu ampliar os horários de visitas nos cemitérios municipais de Almada e Vale Flores (Feijó) e no cemitério do Monte da Caparica. Nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, a entrada será possível a partir das 8h00 e até às 17h30, encerrando às 18h00.

Nestes cemitérios não é recomendado qualquer ajuntamento. Devido às contingências sanitárias, não se realiza missa no dia 2 de novembro, nem outras celebrações.

No cemitério de Vale Flores, não será permitida a circulação automóvel, sendo as pessoas com mobilidade reduzida transportadas nos veículos elétricos municipais (sujeitos à disponibilidade).

Barreiro

No Município do Barreiro, os cemitérios também vão permanecer abertos durante o fim de semana e no dia 2 de novembro. No Dia dos Fiéis Defuntos, os cemitérios do Lavradio e Vila Chã estarão abertos das 8h30 às 17h00, sem interrupções. Em Palhais, o cemitério abre às 9h00 e encerra às 17h00.

A permanência junto das sepulturas e jazigos está reduzida a 2 pessoas, que deverão estar o tempo estritamente necessário, no máximo de 30 minutos. É proibida a partilha de equipamentos e materiais de limpeza, devendo cada visitante levar o seu próprio material.

Moita

Os cemitérios municipais vão estar abertos nos horários normais de funcionamento: das 8h30 às 17h30, com interrupção das 12h30 às 14h30.

No âmbito da prevenção e combate à pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal da Moita definiu lotação máxima no interior dos locais de sepultamento. Os cemitérios de Pinhal do Forno e Vale da Amoreira terão uma capacidade de 100 pessoas, enquanto que o Cemitério da Moita apenas vai autorizar a permanência simultânea de 60 pessoas.

Montijo

De 28 de outubro a 2 de novembro, o Cemitério de São Sebastião e o Cemitério Pinhal Fidalgo vão estar abertos das 9h00 às 17h30, sem interrupções.

O uso de máscara é obrigatório no interior do cemitério bem como nas zonas envolventes e acessos. “Está restrita a presença de grupos de, no máximo, 5 pessoas e interdito o uso partilhado de ferramentas (regador, balde, vassouras, etc.). Apela-se à permanência no interior do cemitério no máximo de 30 minutos, para permitir a visita de todos”, informa a Câmara Municipal do Montijo.

Já a União de Freguesias de Pegões informa que só será permitida a permanência de duas pessoas por campa, por um período máximo de 30 minutos. Não estão autorizados ajuntamentos com mais 5 pessoas, no interior e exterior do cemitério. Recomenda-se a utilização de utensílios próprios como baldes e vassouras de modo a evitar a partilha.

Palmela

A Câmara de Palmela mantém os horários de visita no Cemitério Municipal mas impõe um limite máximo de 20 pessoas em permanência simultânea. No Pinhal Novo, o cemitério estará igualmente aberto, no mesmo horário, podendo apenas estar no interior do espaço dez pessoas ao mesmo tempo.

Já a União das Freguesias de Poceirão e Marateca determinou que os cemitérios das duas localidades vão manter o horário já estabelecido, das 9h às 15h, com limitação de entradas. No Cemitério do Poceirão será permitida a permanência de 20 pessoas, em simultâneo, no interior do espaço, ao passo que no Cemitério da Marateca o número é reduzido para 10 pessoas.

Na Quinta do Anjo, o espaço fúnebre estará aberto das 8h30 às 17h nos dias 1 e 2 de novembro. Estão proibidos ajuntamentos com mais de 5 pessoas e atos fúnebres têm uma lotação máxima de 25 pessoas.

Seixal

No Cemitério Municipal de Santa Marta de Corroios serão celebradas três eucaristias às 9h, às 11h e às 16h, com uma lotação de 150 pessoas em cada celebração. Está estabelecido que a visita ao cemitério poderá ter uma duração máxima de 15 minutos.

O Cemitério Paroquial de Amora também estará aberto de forma condicionada, com limite máximo de 50 pessoas dentro do espaço e um tempo de permanência por pessoa ou família de 30 minutos. A Junta de Freguesia, na informação divulgada, reserva-se no direito de encerrar o espaço “sempre que o cemitério atinga a lotação máxima ou as regras não sejam respeitadas”.

De acordo com a União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, os Cemitérios das três localidades estarão abertos das 8h às 17h, sem limite de entradas. A presença junto às campas, ossários e gavetões está reservada a 3 pessoas. Os visitantes devem estar no cemitério o tempo estritamente necessário e têm que fazer uso do seu próprio material para manutenção das sepulturas.

Sesimbra

No Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, domingo, os cemitérios municipais de Sesimbra e Quinta do Conde estarão abertos entre as 8h30 e as 13h00. A 2 de novembro, segunda-feira, o horário será das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h.

“Cada visitante deverá estar no interior do cemitério 30 minutos no máximo e o número de visitantes por sepultura está limitado a três pessoas. O uso de máscara é obrigatório, assim como a higienização de mãos à entrada e saída. Há pontos de higienização para o efeito, devidamente identificados. O distanciamento social de dois metros e a etiqueta respiratória devem ser sempre respeitados” lê-se na informação do município.

Setúbal

Os cemitérios de Setúbal e Azeitão vão estar abertos com condições especiais de funcionamento, entre 31 de outubro e 2 de novembro.

“No interior de cada cemitério só é permitida a permanência de duas pessoas, no máximo, por cada campa ou jazigo, exceto se forem coabitantes, e são proibidos aglomerados com mais de dez pessoas” comunica o Município de Setúbal, acrescentando que cada espaço terá uma lotação máxima, afixada de forma visível na entrada de cada cemitério.

Os visitantes serão “sensibilizados a permanecer no interior dos cemitérios pelo tempo estritamente necessário, de forma a garantir a rotatividade”. Já a partilha de equipamentos e materiais de limpeza está proibida.

CEP pediu “equilíbrio” na tomada de decisões

Rezar pelos falecidos e visitar os seus locais de sepultamento são práticas habituais na Solenidade de Todos os Santos, a 1 de novembro, e no Dia dos Fiéis Defuntos, assinalado a 2 de novembro.

A Conferência Episcopal Portuguesa, em nota divulgada no dia 12 de outubro, pedia às autoridades que evitassem o encerramento de cemitérios, em dias “intensamente sentidos pela piedade dos fiéis católicos”.

“É certo que não depende da Igreja a gestão da grande maioria dos cemitérios nacionais. Confiamos, porém, que as autarquias e entidades que os tutelam saberão interpretar as exigências do bem comum encontrando um justo, mas difícil equilíbrio entre os imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos direitos dos cidadãos”, indica o documento do Conselho Permanente da CEP.

JM

Fiéis Defuntos: Eucaristias celebradas nas igrejas [em atualização]

Fiéis Defuntos: Bispos pedem às autoridades que evitem encerramento de cemitérios

Partilhe nas redes sociais!
30 de Outubro de 2020