Catequese: Jornadas Nacionais 2020 em formato online

20201102-jornadas-nacionais-catequese

Entre 23 e 25 de outubro, decorreram na plataforma Zoom as Jornadas Nacionais de Catequistas 2020, este ano sob a temática “Catequese e Família”. Consulte a síntese e os vídeos das intervenções.

Na sessão de abertura, D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, frisou a importância da família na transmissão da fé, considerando fundamental trazer para a catequese os pais e implicá-los na educação cristã dos seus filhos. Reiterou ainda a necessidade de formação dos catequistas, afirmando que só um catequista enamorado por Jesus Cristo pode anunciá-lo aos outros.

No final da sua intervenção informou que está para breve a publicação do Novo Diretório para a Catequese, bem como o curso “Ser Catequista”, de introdução à missão catequética.

De seguida D. António Couto, Bispo de Lamego, apresentou o tema “A Família na Sagrada Escritura»”. Na sua intervenção, falou sobre o Amor afirmando que o amor “não é teu nem é meu”, mas procede do “Pai das Luzes”, logo o amor é dado.

Considerou que “a família é a raiz da fraternidade” pois aí se contacta, pela primeira vez, com o amor”, afirmando que é Deus que nos visita em cada criança que nasce e que os filhos são iguais, não em função daquilo que são, mas em função do amor dos pais. Assim os filhos são desiguais na ordem da carne, mas iguais na ordem do amor.

Família: “lugar efetivo e afetivo da educação da fé”

No segundo dia, recomeçaram as conferências com a intervenção de D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, sob o tema «A família como Igreja Doméstica na Exortação Apostólica Amoris Laetitia».

D. Nuno Almeida disse que é urgente “não poupar esforços para que família volte a ser lugar efetivo e afetivo da educação da fé”.

Afirmou que a catequese na família torna-se testemunhal, característica mais necessária do que a transmissão de conhecimentos teológicos para transmitir a fé.

Ainda durante a tarde, Teresa Ribeiro Tomé apresentou o tema «As dinâmicas familiares num grupo humano de amor, intimidade, apoio e partilha».

Afirmou que “o grupo-catequese e o grupo-família têm muitas semelhanças” porque ambos “tem como motor o amor e a intimidade”, pois ambos se esforçam para que tudo corra bem e que os catequizandos/filhos se sintam bem.

Olhando para a família no mundo atual, afirmou que “a criação dos filhos é como que um investimento a fundo perdido a 20 anos”, estabelecendo o paralelismo com a catequese.

O dia terminou com a conferencia do Padre Manuel Queirós da Costa, da diocese de Vila Real, que abordou o tema «A família no Diretório para a Catequese: implicações».

O sacerdote afirmou que “o grande desafio da Igreja passa pela formação de cristãos com uma fé adulta”. Lembrou a importância da família alargada na transmissão da fé, afirmando que “Não são apenas os pais, mas os avós, os padrinhos, e outros que tomam parte do processo da educação da fé, tornando a catequese num processo ‘na’, ‘com’, ‘da’ e da ‘família’”

Afirmou ainda que o Diretório apresenta como ideal a catequese intergeracional, como a vivida nas comunidades cristãs mais antigas, e a catequese familiar, onde os pais “assumem protagonismo”.

O papel da família alargada no caminho da fé

No domingo, dia 25 de outubro, os trabalhos iniciaram-se pelas 15h00 com a videoconferência «A memória na transmissão da Fé: o papel dos avós», pela teóloga Helena Presas.

Falou sobre o papel dos avós na transmissão da fé, desafiando os catequistas a promoverem encontros com os avós, pedindo a criação de “grupos de conversa que permitam estender a catequese familiar aos avós e grupos de crescimento da fé para avós para que possam refletir a sua fé e a prática da mesma”.

As JNC 2020 terminaram com a apresentação do tema «A nossa Família educa para a Fé» por Sónia Neves, jornalista da Agência Ecclesia e o seu marido José.

A Sónia apresentou a história de vida do casal, desde a adolescência passada entre Aveiro, ela, e Lisboa, ele, dando conta que “o Crisma foi um marco para ambos no seu discernimento do caminho da fé”.

Com dois filhos, de 7 e 3 anos, Sónia Neves destacou a importância “da família alargada com os pais e os padrinhos” que funcionam como autênticas “parcerias para a educação da fé”.

A família Neves terminou com uma oração que integrou as três gerações da família (Avós, pais e filhos/netos)

Segundo informações do SNEC, participaram nas JNC 2020 mais de 5000 catequistas de todo o país. Cerca de 1100 catequistas participaram na totalidade das sessões que decorreram via Zoom. Em direto, no canal da educação cristã no Youtube, as Jornadas Nacionais de Catequistas foram acompanhadas por mais de 3500 pessoas.

As videoconferências estão disponíveis através dos seguintes links:

Secretariado Diocesano da Catequese

Dulce Maravilha, Catequistas de Pinhal de Frades