Juventude: itinerário #GetReady acolhe a proposta catequética nacional Rise Up na preparação da JMJ

RISEUP_logo

A Diocese de Setúbal inicia o segundo ano do itinerário #GetReady, proposto pelo Departamento da Juventude, como modo de fazer caminho rumo à Jornada Mundial da Juventude, a decorrer em Lisboa em 2023.

“Neste caminho de preparação pretendemos levar os jovens a uma experiência única de encontro com Cristo, com a Sua Igreja universal e de modo especial com o Seu Pastor, o Papa Francisco” explica o Departamento da Juventude em nota enviada à Diocese.

“Este evento, tão importante para a vida da Igreja e, de modo especial, para a vida dos jovens, deve ser precedido de um tempo de preparação espiritual pessoal e comunitário. Neste tempo, somos justamente convidados a realizar juntos uma peregrinação que nos faça chegar à JMJ Lisboa 2023 mais próximos de Jesus, mais filhos da Igreja, mais irmãos dos que vivem ao nosso lado!”, acrescenta o serviço pastoral.

Este ano, o itinerário traz algumas novidades, entre as quais a integração da proposta catequética Rise Up, recentemente lançada pelo Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, que “convida os jovens a uma peregrinação bíblica de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se”.

Esta e outras novidades serão detalhadamente apresentadas aos animadores da pastoral juvenil numa formação promovida pelo Departamento da Juventude, a realizar-se no final deste mês, nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Em breve serão divulgadas mais informações.

As catequeses “Rise Up” e os guiões para animadores estão disponíveis no sítio online oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Esta quinta-feira, dia 5 de novembro, vai ser realizada uma sessão de apresentação, formação e esclarecimentos sobre o novo itinerário para animadores de pastoral juvenil, a partir das 21h00, na plataforma Teams: https://bit.ly/385fb5I

itinerário #GetReady foi lançado o ano passado na Diocese de Setúbal como recurso de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, pretendendo ser “um caminho sinodal, que crie pontes e envolva a todos” e proporcionando propostas de aprofundamento pessoal e espiritual aos jovens e a quem os acompanha.

“Jovens evangelizadores de outros jovens”

Em entrevista ao portal EDUCRIS, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, o padre Tiago Neto, coordenador da equipa responsável pelas catequeses da JMJ, explica que o Rise Up é um recurso que pretende “ajudar os jovens a serem evangelizadores de outros jovens desafiando-os a um caminho espiritual”.

O sacerdote da Diocese de Lisboa explica que olharam “com atenção para as mensagens do Papa para os dias Mundiais da Juventude de 2020 e 2021” que, no primeiro ano, propõe que os jovens “meditem o verbo ‘levanta-te’ a partir do relato da anunciação”.

Neste primeiro ano as “catequeses de preparação” ‘Rise UP’ vão “percorrer a vida de Jesus até à confissão messiânica de Pedro”, no próximo ano continuam “com as narrativas da ressurreição e a Páscoa de Jesus chegando à Igreja que se torna testemunha de Evangelho”.

“Gostaríamos de ver os jovens, nas paróquias, nos movimentos, empenhados nesta caminhada, não apenas exterior, mas interior para serem evangelizadores de outros jovens”, sublinhou o padre Tiago Neto.

O coordenador da equipa de subdireção de catequeses da JMJ Lisboa 2023 adiantou que o “percurso” ‘Rise UP’ é resultado do trabalho de “uma equipa alargada” que reuniu “dioceses e organismos religiosos”.

Segundo o sacerdote existe uma continuidade com a JMJ Panamá, a última edição do encontro mundial em 2019, a partir dos materiais que vão acompanhar o itinerário espiritual dos jovens em preparação para 2023.

“Desejámos esta continuidade com a JMJ anterior. Aí o tema refletia o ‘Sim’ de Maria. Ao dizer ‘Sim’ a mãe de Jesus parte”, acrescentou.

JM c/ Agência Ecclesia e Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

04 de Novembro de 2020