EMRC: D. José Ornelas pede “professores atentos” no serviço às comunidades escolares

20201109-envio-professores-EMRC (85)

“Olha à tua volta e está atento para que, quando alguém precisar, tu digas ‘estou aqui conta comigo’”.

O Bispo presidiu à celebração de envio dos professores que lecionam Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas da Diocese de Setúbal. O momento decorreu no passado sábado, dia 7 de novembro, na Igreja de São Sebastião, na cidade dos sadinos.

Saudando os professores como “sementes de vida, sabedoria e de luz para os jovens e crianças”, o bispo diocesano salienta que são estes professores que fazem chegar a Palavra de Jesus às escolas.

Agradece o seu trabalho e elogia-os pela sua “criatividade” e “empenho” durante o período em que tiveram de realizar aulas à distância, reconhecendo que, no contexto de pandemia, os professores têm um trabalho que não é fácil e que requer muita atenção da sua parte.

“Com a telescola, alguns deixaram-se adormecer pelo cansaço, deixaram de estar atentos a quem precisa, a quem está à espera”, referiu o prelado.

D. José Ornelas reitera que, nas nossas escolas, é necessário “estar atentos a quem precisa, a quem está à espera de Cristo” pelo que Deus chama professores “responsáveis, atentos, que se desafiam constantemente e que são construtores de uma Igreja e de um mundo melhor”.

“É muito importante que continuem este trabalho, com diligência e sabedoria, para que possam viver felizes e fazer felizes os que estão à vossa volta”, acrescenta.

Tal como os Apóstolos, os professores de EMRC “não estavam distraídos: ouviram Jesus que os chamava e foram ao encontro dele. Aceitaram o desafio.”

“Hoje estamos a celebrar o compromisso deles mas que não é um compromisso individual: é um compromisso de toda a Igreja, que está a dizer que é uma Igreja atenta”, sublinhou.

O Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) reuniu os professores para a renovação do seu compromisso no novo ano letivo, proclamado em uníssono no final da celebração.

“Os professores vêm aqui renovar o seu compromisso de continuar a anunciar o Evangelho em contexto escolar às crianças e jovens que fazem a opção de frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Fazem-no hoje, aqui, diante do seu bispo, em comunhão com a Diocese, e renovando o compromisso de serem fiéis à doutrina da Igreja Católica”, explica o Diretor do SDEIE, professor José Joaquim Santos.

O responsável pediu a todos a sua oração pelos professores “para que nunca lhes falte a coragem e o entusiasmo no anúncio do Evangelho nas escolas, de modo a que sejam sempre figuras de referência através da sua palavra e do seu testemunho na comunidade escolar em que estão inseridos”.

10 de Novembro de 2020