Conferência Episcopal reúne-se em Fátima e celebra Eucaristia de sufrágio pelas vítimas da pandemia

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai decorrer entre 11 e 14 de novembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.

Por causa da pandemia, alguns bispos participarão presencialmente e outros por videoconferência, numa assembleia plenária que terá como objetivo “a reflexão sobre os desafios pastorais da atual pandemia à Igreja em Portugal”.

Na sessão de abertura, o presidente da CEP, D. José Ornelas faz o discurso inaugural e depois do encerramento vai decorrer uma conferência de imprensa na qual será apresentado o comunicado final.

A agenda dos trabalhos da assembleia do episcopado fazem parte a análise de “informações e propostas das Comunicações Episcopais e Delegados da CEP”, as “Diretrizes sobre a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis na Igreja”, o “estudo sobre o Diaconado Permanente” a “Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” e a “aprovação do Relatório de Contas 2019 e do Orçamento para 2021”.

Na Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima, dia 14 de novembro, às 11h00, a Conferência Episcopal Portuguesa vai celebrar uma Eucaristia de sufrágio pelas vítimas da pandemia em Portugal.

A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.

Recorde-se que na última Assembleia Plenária, D. José Ornelas, Bispo de setúbal, foi eleito presidente do organismo eclesiástico para o triénio 2020-2023.

Agência Ecclesia

Avivar a chama da esperança

11 de Novembro de 2020