Formação: Clero de Setúbal em manhã temática sobre a vivência comunitária do sacerdócio

20201117-formacao-clero-encontro-tematico (13)

D. Armando Domingues, Bispo Auxiliar do Porto, foi o orador convidado no encontro formativo realizado no Seminário de Almada.

Com o tema “O Padre, o tipo da comunhão: Fraternidade presbiteral e comunhão eclesial”, a sessão na passada terça-feira, 17 de novembro, trouxe à reflexão problemáticas como a renovação pastoral, a gestão do tempo e a sinodalidade no presbitério.

O prelado convidou os sacerdotes e diáconos, alguns em participação por videoconferência, a repensar o tempo gasto na conservação das estruturas pastorais, em vez de se procurar a sua renovação.

“Vivemos tempos estranhos, às vezes como se estivéssemos numa gaiola. E por vezes não sabemos como sair da gaiola. Não é fácil gerir o tempo, as tarefas, não é fácil definir os estilos para evangelizar da melhor forma as nossas cidades, as nossas famílias, as paróquias, os jovens e a nós próprios.”

Citando o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, na sua nota pastoral publicada no início do ano, D. Armando refere que “Jesus não prometeu uma jornada fácil e isente de perigos, de esforços e de sofrimentos mas garantiu-nos que haveria de estar connosco até ao fim da caminhada, do mundo e da história.”

A ação do Espírito Santo torna a missão atual em cada tempo e lugar, pelo que é fundamental os presbíteros “não se agarrarem tanto aos planos”, darem mais “conta que é Deus que nos faz o caminho” e que essa caminhada deve ser feita “com os outros”.

“A Igreja é sinodalidade. Se a vida para ti é dura, caminha com os outros, não fujas dos outros. O mistério ordenado tem uma radical forma comunitária. Temos que combater a atenção do individualismo, pois a Igreja só pode ser entendida como obra coletiva.”

Reforçando a dimensão comunitária do sacerdócio, D. Armando Domingues destacou como essencial um “trabalho de maior unidade”, uma vez que “os padres não são padres simplesmente um por um” mas “padres que servem a Igreja num presbitério em união com o Bispo”.

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, esteve presente e agradeceu a presença do bispo-auxiliar do Porto, bem como dos sacerdotes e diáconos presentes, fisicamente ou à distância por videoconferência.

O programa de formação permanente do clero para este ano pastoral prevê mais duas manhãs temáticas, a 16 de março e 20 de abril, dinamizadas por D. Armando Domingues e pelo Padre Amaro Gonçalo, Pároco da Senhora da Hora, Diocese do Porto.

18 de Novembro de 2020