JMJ: Jovens portugueses recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude no Vaticano

20201118-cruz-peregrina-jmj-banner

Uma dezena de jovens de Portugal vai estar no Vaticano, este domingo, Solenidade de Cristo Rei, para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

A cerimónia vai ser presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, durante a qual jovens de Portugal vão receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Assegurando o cumprimento de todas as normas de segurança sanitárias portuguesas e italianas, o nosso país estará representado por um grupo de diversas dioceses nacionais e alguns elementos da organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A comitiva é presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O grupo que vai receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estará, este sábado, dia 21, num encontro com o Cardeal D. José Tolentino Mendonça, na Igreja de Santo António dos Portugueses, ao qual se seguirá a celebração da Eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.

A entrega dos símbolos esteve inicialmente agendada para o dia 26 de abril, Domingo de Ramos, e foi adiada para 22 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, por decisão do Papa Francisco, em virtude da situação de pandemia.

A Cruz peregrina e o Ícone percorreram as dioceses do Panamá nos meses que antecederam a realização da Jornada Mundial da Juventude no país, e têm sido ocasião de transformação social e promoção de paz e esperança. É com este mesmo desejo que Lisboa os recebe.

Os símbolos da JMJ

Como 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já levou aos cinco continentes e a quase 90 países.

A réplica do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, foi introduzida pelo Papa João Paulo II, em 2000, como símbolo da presença de Maria juntos dos jovens. O original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por S. João Paulo II, em 1985, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo. A JMJ, que é assinalada todos os anos no Domingo de Ramos, terá a sua 16ª edição internacional em Lisboa.

Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Ícone Salus Populi Romani