comprehensive-camels

JMJ 2023: «Levantar-se para acudir as vítimas da crise», o desafio do presidente da Conferência Episcopal aos jovens portugueses

20201123-JMJ-Simbolos-Cruz-e-icone-de-NS

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) desafiou os jovens católicos a uma mobilização solidária perante a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

“Levantar-se para acudir, agora, as vítimas da crise. Levantar-se para superar as dificuldades, Levantar-se para um mundo mais humano e fraterno aberto ao mundo novo que o Senhor nos dá”, apelou D. José Ornelas, numa mensagem enviada à delegação que recebeu, no passado domingo, dia 22 de novembro, no Vaticano, os símbolos – Cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora – da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O presidente da CEP aludiu, na sua mensagem, ao tema da próxima edição internacional da JMJ, a primeira a decorrer em território português: ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”, uma passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) relativa à visita da Virgem Maria à sua prima, Santa Isabel, mãe de São João Batista.

“Acompanho também a vossa viagem a Roma, para receber os símbolos da JMJ. As minhas saudações fraternas a todos os que participam nesta ‘embaixada’ de jovens cristãos, que procuram fazer destes símbolos uma vontade de colaborar na construção de um mundo melhor. Que seja, a partir da crise, um sinal de esperança”, escreveu o bispo de Setúbal.

“Os meus cumprimentos ao Papa Francisco. Esperamos por ele aqui, para a Jornada”, acrescentou.

A passagem dos símbolos da JMJ do Panamá, que recebeu a edição internacional de 2019, para a capital portuguesa, que recebe a edição no verão de 2023, aconteceu no passado domingo, na Basílica de São Pedro, no final da Missa presidida pelo Papa, às 10h00 (hora local, menos uma em Lisboa), com transmissão online.

Agência Ecclesia

JMJ 2023: Presidente da República congratula-se com a entrega dos símbolos

[Nota divulgada no site da Presidência da República]

O Presidente da República congratula-se com a entrega a Portugal dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa acolhe em 2023.

Os símbolos foram entregues por Sua Santidade o Papa Francisco a uma comitiva portuguesa presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente e da qual fazem parte uma dezena de jovens e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. O Cardeal-Patriarca foi portador de uma carta pessoal do Presidente da República para Sua Santidade.

Até 2023, estes símbolos, uma Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura, e uma réplica do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, deverão percorrer as dioceses portuguesas e de países de língua portuguesa.

A cerimónia que teve lugar na Basílica de São Pedro, no Vaticano, esteve prevista em abril com a presença do Chefe de Estado, mas foi adiada devido à situação de pandemia.

Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
23 de Novembro de 2020