Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” é proposta para a caminhada diocesana

20201127-Belem-em-tua-casa

A Diocese de Setúbal lança, a partir de amanhã, dia 28 de novembro, a Caminhada de Advento e Natal que conduzirá os fiéis, desde o I Domingo Advento até à Epifania do Senhor.

A cada semana, a Pastoral Diocesana propõe um caminho em conjunto, para que cada família possa aderir ao convite de conhecer melhor o Presépio, através da experiência de receber e viver “Belém em sua casa”. Semanalmente, será adicionada à montagem do Presépio em cada casa, uma nova figura, sobre a qual haverá uma breve reflexão. Esta construção progressiva será completada pela meditação e oração do Evangelho de cada Domingo.

As famílias serão também desafiadas a realizar uma atividade semanal, que convida à ligação entre todos, num tempo marcado pela distância, tendo sempre por base a contemplação de cada personagem do Presépio.

Leia, abaixo, a apresentação da caminhada, escrita pelo Vigário Episcopal para a Pastoral.

Complementarmente, no website da Diocese de Setúbal será publicado o comentário à liturgia de cada Domingo e Solenidade (do I Domingo do Advento ao Batismo do Senhor), feito pelo Padre Daniel Nascimento.

Será ainda apresentada uma sugestão, em vídeo, dinamizada por diferentes agentes pastorais da Diocese.

A partir de amanhã, dia 28 de novembro, fique atento ao website e redes sociais da Diocese de Setúbal:

• Sextas-feiras, às 17h: Caminhada de Advento e Natal 2020 “Belém em tua casa”
  • Sábados, às 9h: Comentário à liturgia, pelo Padre Daniel Nascimento
  • Domingos, às 12h: Sugestão em vídeo, para melhor viver este tempo solene

Apresentação da Caminhada de Advento e Natal 2020, por Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral

O ano 2020 ficará profundamente marcado na história mundial. Na Igreja ficará conhecido por muitos motivos, mas sobretudo pela criatividade e desafios pastorais que nos foram colocados com a finalidade de centrarmos a nossa vida e pensamento no Senhor da história: Jesus, O Cristo. É neste sentido que a Pastoral Diocesana de Setúbal coloca ao serviço dos diocesanos, crentes e não crentes, um caminho de advento, ou seja, um itinerário de preparação para o Natal.

Através de um guião com ficheiros, que semanalmente serão divulgados, queremos propor a TODOS um caminho de(re)aprendizagem sobre a essência do Natal com as figuras que o presépio nos apresenta. Em cada semana, ao construirmos o presépio nas nossas casas, perceberemos o significado de cada uma das figuras que se encontram naquele cenário que anualmente montamos e visualizamos nos lares, nas ruas, nas empresas, nos espaços comerciais, nas igrejas….

Desejamos que todos possam (re)aprender a essência do Natal. Sim, porque vamos celebrar o Natal do Senhor. Por isso, propomos “Belém em tua casa” porque queremos trazer o episódio de Belém para cada casa, de crentes e não crentes, para tentarmos (re)aprender como a simplicidade e a pobreza do nascimento do Menino se tornou num acontecimento que pasmou nações e culturas em tantas partes do mundo. É necessário (re)aprender que o Natal é o encontro com o simples e o pobre para percebermos a grandeza e a riqueza de cada ser humano.

A dinâmica que propomos quer tornar o espaço de “Belém em tua casa” como lugar de memória e de oração por TODOS e, por isso, não esqueceremos os que mais sofrem nesta hora tão dramática: os doentes, os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde e os voluntários.

2020 será o ano de irmos todos a Belém e Belém vira nossa casa.

Bom caminho!

Propostas semanais

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Anjo e a Estrela (Vigiai), I Semana do Advento

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Burro e a Vaca (Preparai), II Semana do Advento